Banner
   
Tamanho Texto

Busca

topo2017 educacao

Novos gestores da Rede Municipal de Ensino de Londrina tomam posse

Share

gestores.educação.VP

Solenidade, realizada no prédio da Prefeitura, conclui o processo seletivo inédito desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação
gestores.educação.V3

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, acompanhado da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, deu posse, na manhã desta sexta-feira (15), aos 152 novos gestores das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A solenidade ocorreu no salão nobre do prédio da Prefeitura de Londrina e houve entrega dos termos de posse aos gestores, que cumprirão mandato de 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2021.

O processo seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que teve início em agosto deste ano e conclusão em dezembro, ocorreu em 73 unidades escolares da área urbana, 12 da área rural e 34 CMEIs. Concorreram 174 candidatos. No total, 119 unidades participaram do processo de seleção e receberam, nesta sexta-feira (15) seus gestores, que iniciarão o mandato no próximo ano.

Destes, 43 são novos gestores, os demais foram reeleitos. E dos 43 novos gestores, 36 foram eleitos pela comunidade escolar, e sete foram indicados pela secretária municipal de Educação. As escolas que atendem mais de 500 alunos, e que funcionam em três períodos (matutino, vespertino e noturno), puderam eleger chapas compostas por gestor e gestor auxiliar.

gestores.educação.V2O prefeito Marcelo Belinati parabenizou os gestores e disse que o caminho para melhorar a cidade é investir na educação. “Vocês estão assumindo uma missão de vida. Sei que o caminho não é fácil, mas o que eu puder fazer para melhorar a educação e a condição de trabalho para nossos professores, eu farei”, garantiu.

O prefeito destacou ainda que a educação tem que ser prioridade de todas as administrações. “Nós estamos investindo muito nesta área e continuaremos fazendo isso nos próximos anos. Recentemente conseguimos, junto ao Ministério da Educação, a construção de seis CMEIs para a cidade. Podem ter certeza de que vamos fazer o maior programa da educação da história de Londrina. Iremos melhorar a merenda, fornecer uniforme escolar, ou seja, fazer o que tem que ser feito”, contou.

Os 152 profissionais eleitos passaram por um processo inédito de seleção.  Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Teresa Paschoal de Moraes, foi um processo muito rigoroso, que envolveu três etapas. “Tivemos a fase de entrega de documentos e habilitação, depois apresentação de um Plano de Trabalho, exibido para uma banca de professores das universidades de Londrina, e depois a consulta popular, etapa muito importante onde mais de 18 mil familiares votaram, dando a sua opinião”, frisou.

gestores.educação.V4A secretária também parabenizou os educadores pela conquista. “Quem está aqui neste espaço, seja diretor, diretor auxiliar ou os familiares, está se doando para a educação para os próximos quatro anos. Vocês merecem estar aqui e estão de parabéns”, completou.

A assessora pedagógica da pasta, Mariângela Bianchini, explicou que a banca de professores que analisou o Plano de Trabalho, além de analisar a parte escrita fez questionamentos sobre o plano diretamente aos candidatos. “Esse critério técnico atende à legislação federal e municipal e veio colaborar e somar ao verificar a capacidade e a liderança do candidato”, apontou.

O deputado federal Alex Canziani, parabenizou o processo inovador feito em Londrina e disse que o líder, na escola, faz toda a diferença na qualidade da educação. “Ele tem a capacidade de inspirar, mobilizar e animar, fazendo com que a escola se eleve para outro patamar. Parabéns a cada um de vocês, desejo muito sucesso, pois a qualidade da educação passa muito por vocês, assim como pelos professores e toda a equipe”, ressaltou.

O vereador Mário Takahashi, presidente da Câmara de Vereadores, disse que o legislativo está à disposição para qualquer tipo de debate que possa ser necessário. “Aqueles que foram reconduzidos ao cargo é porque fizeram um excelente trabalho e os que estão pela primeira vez é porque existem muitas pessoas que confiam em vocês. Tenho certeza de que todos aqui têm capacidade para fazer um excelente trabalho para a construção de uma cidade ainda melhor”, frisou.

Também estiram presentes na solenidade, o vice-prefeito, João Mendonça; os vereadores Ailton Nantes, Estevão da Zona Sul, Amauri Cardoso, Professor Rony Alves e Pastor Gérson Araújo; o deputado estadual Tercílio Turini;representantes dos conselhos municipais de Educação, Alimentação Escolar, Fundeb, Segurança Nutricional e Cultura da Paz; além do secretariado municipal.

Fotos: Vivian Honorato

Acesso Fácil

Educação

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2324 visitantes