Serviços da Secretaria do Trabalho / Sine

Serviços da Secretaria do Trabalho / Sine

Quais são os documentos necessários para utilizar os serviços oferecidos na Secretaria do Trabalho Emprego e Renda?
RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. Caso o trabalhador não possua PIS, o número deste documento será gerado no primeiro atendimento.

Qual a idade mínima para fazer cadastro no SINE?
Serão feitos cadastros para pessoas a partir de 14 anos de idade, inclusive para a emissão da carteira de trabalho.

Como funcionam o serviço de intermediação de mão de obra oferecido ao trabalhador?
Durante o atendimento, caso exista uma vaga de emprego compatível com o perfil profissional do trabalhador, este receberá uma carta de encaminhamento para participar de processos seletivos.

Como é feito o encaminhamento do trabalhador para uma vaga?
Após ter feito o cadastro, os técnicos da SMTER introduzem as informações fornecidas pelo trabalhador no Portal Emprega Brasil onde é feito o cruzamento dos dados dos candidatos com as vagas disponíveis, o que permite, de forma ágil, prática e segura, identificar e localizar as vagas mais adequadas ao perfil do trabalhador.

Posso ser convocado para uma vaga?
O trabalhador cadastrado no SINE poderá receber ligações de nossa equipe convocando-o para participar de processo seletivo ou para inscrições de cursos de capacitação.

O que significa pré-seleção de candidatos?
A pré-seleção é realizada na SMTER por uma equipe experiente, preparada para aplicar adequadamente aos critérios exigidos pelo empregador para o preenchimento das vagas.

É somente na Agência do Sine que eu posso ser atendido?
O trabalhador que tiver acesso à internet poderá acessar as vagas também pelo Portal Emprega Brasil, através desta página.  Um mural de vagas, que é atualizado diariamente, está disposto na página da Secretaria do Trabalho, no site da Prefeitura.