topo2017 ambiente

Outras Atividades

• Estrutura básica para elaboração de projetos de educação e sensibilização ambiental

O Projeto de Educação e Sensibilização Ambiental deverá contemplar os seguintes conteúdos:

I – Informações gerais

a) Nome ou razão social do requerente.

b) Endereço, telefone e e-mail para correspondência e contato.

c) Identificação da área a ser trabalhada.

II –
    Objetivo geral da ação e específicos.

– Diagnóstico da comunidade envolvida.

IV
    – Estratégias para mobilização e participação social.

– Meios e formas para manter a participação social.

VI
    – Cronograma contendo ações detalhadas, recursos utilizados, instituições envolvidas, duração do atendimento (semanas, meses), local, data e horário das atividades.

VII
    – Avaliação dos resultados.

Observação: O Projeto de Educação e Sensibilização Ambiental deverá promover a integração da comunidade em todas as etapas do projeto.

• Datas Ambientais Comemorativas

No decorrer do ano, as datas ambientais mais significativas são comemoradas com ações de relevância para as questões de conservação, como palestras de cosncientização para a comunidade e escolas, plantios de árvores, divulgação e distribução de materiais educativos, entre outras ações, visando despertar a população para uma participação consciente na preservação dos recursos naturais. A Semana do Meio Ambiente, por exemplo, reúne diversos orgãos ambientais, os quais mostram para o público medidas simples e eficientes de como promover o desenvolvimento sustentável a partir pequenas ações cotidianas.

imagem_participacaosema_diadaagua

Figura 1: Participação da SEMA em evento realizado no calçadão: Dia da Água

imagem_plantiomataciliar

Figura 2: Plantio de mata ciliar em Lerroville: Dia da Água

• Elaboração de Material Informativo e Educativo

A SEMA produz materiais com informações sobre a problemática ambiental, como por exemplo aquecimento global, arborização urbana, queimadas, a questão dos pombos em Londrina, além de materiais educativos para distribuição em escolas, em forma de folders, baners, cartilhas, entre outros.

• Palestras e cursos ministrados

São realizadas palestras em escolas, grupos de terceira idade, associações de moradores e outros grupos, além de palestras em cursos técnicos. Mediante agendamento.

imagem_teatrobonecos_ilece

Figura 1: Teatro de bonecos – Ilece.

• Educação Ambiental em espaços escolares e não escolares

Participação em ações de educação ambiental com escolas e comunidades, como forma de apoio ao Projeto Habitar Brasil, financiado pelo Governo Federal. Colaboração com caráter educativo em eventos socioculturais - como no caso do Dia da Bondade e atividades realizadas pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina. Mediante agendamento.