topo2017 ambiente

Logo do PARQUE ARTHUR THOMAS

pmdi1 pmdi2
                                             Logo do PARQUE DR. DAISAKU IKEDA

O Projeto Descobrindo o Parque vem sendo desenvolvido nos parques municipais Arthur Thomas e Dr. Daisaku Ikeda, atendendo grupos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, cursos superiores e técnicos, de adultos e terceira idade, entre outros. Nos parques, é possível encontrar espaços livres e vivenciar práticas ecológicas de situações cotidianas, compreendendo assim, o processo de construção de uma sociedade mais saudável.
As escolas ou grupos devem agendar suas visitas por telefone. No dia marcado, os grupos são recepcionados por um ou dois monitores. Durante a caminhada pela trilha são abordados assuntos sobre o relevo, formação e constituição de vales, bacias hidrográficas, formação dos solos, poluição, fauna regional e local, flora local e condições climáticas da região, bem como sobre o histórico do parque visitado, seu contexto na história de Londrina e preservação de patrimônios públicos. Os assuntos são expostos de maneira interativa, buscando associações com o cotidiano e o local em que moram. O percurso e a forma de abordagem dos temas variam de acordo com a faixa etária e condições físicas do grupo.
Assim, o projeto Descobrindo o Parque desperta nos visitantes a consciência da importância da preservação dos recursos naturais a partir de experiências que mostram os aspectos relacionados à sua vivência diária, proporcionando uma compreensão do meio ambiente de maneira interativa, prática e ética.

Público beneficiário: escolas, associações, entidades do ensino especial e grupos de adultos e idosos.

Como Participar: os interessados deverão agendar a visita na Secretaria Municipal do Ambiente – Gerência de Educação Ambiental - pelo telefones (43) 3372-4768 ou 3372-4769.
ou pelo e-mail : educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br

• Material de Apoio aos Professores Participantes

Localização:

Parque Municipal Arthur Thomas
Rua da Natureza, 155 (Jd. Piza).

Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda
Rodovia João Alves da Rocha Loures, estrada para o distrito da Maravilha (antiga Usina Três Bocas).

Horário de Atendimento:
terça a sexta-feira das (das 14:00 às 17:00 hs).

Duração da caminhada:
entre 1 hora e 1 hora e meia, variando de acordo com a faixa etária e disposição de horário da turma.

Recomendações: se chover no dia da visita, esta será automaticamente cancelada. O transporte e o lanche são de inteira responsabilidade do grupo. Os participantes devem estar usando calçados confortáveis para a caminhada e repelente de insetos.

Temas abordados: importância das unidades de conservação, bacia hidrográfica do ribeirão Cambé e do ribeirão Três Bocas, assoreamento, histórico da 1a e da 2a usinas hidrelétricas de Londrina, diversificação vegetal, mata ciliar, relevo, formação dos vales, poluição da água, lixo, animais existentes nos parques, formação do solo e preservação do patrimônio público.

Projeto Descobrindo o Parque
(2008-2010)
2008 2661
2009 1584
2010 4685
TOTAL 8930
Fonte: SEMA, Gerência de Educação Ambiental (2011)

imagem_centroeducacaoambiental imagem_recepcaoalunos
Figura 1: CEA – Centro de Educação Ambiental, Parque Arthur Thomas Figura 2 : Recepção dos alunos,
Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda.

imagem_visitamonitorada
Figura 3: Visita monitorada,