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Prefeitura capacita varejistas de carnes para licitações públicas

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Intenção é preparar os empresários de Londrina para estarem aptos a participação em processos licitatórios que devem acontecer em breve

 

Nesta quarta-feira (19), às 16 horas, os representantes de casas de carne, açougues, frigoríficos e fornecedores de Londrina e região estão convidados para participar de uma reunião especializada no esclarecimento de dúvidas sobre os processos licitatórios realizados pelo Município. O encontro será na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), situado à Avenida Santos Dumont, 1335, no Bairro Aeroporto.

A capacitação é aberta ao público-alvo, que não necessita se inscrever antecipadamente. Todos que se interessarem podem participar. Segundo os dados do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), em Londrina há 211 estabelecimentos que se enquadram no perfil de varejistas de carnes e que estão aptos a fazer parte do curso.

Durante a tarde, os técnicos do Município vão receber informações sobre quais são os documentos necessários para a participação em certames licitatórios da Prefeitura, quem está apto para concorrer, quais são as formas de pagamento que o poder público pode fazer aos fornecedores, quais são os prazos a serem cumpridos por ambas as partes, quantos lotes e qual a quantidade de produto que deve ser entregue e distribuído por cada vencedor dos lotes, entre outros esclarecimentos.

O curso visa esclarecer as dúvidas dos empresários para que eles estejam prontos para concorrer ao processo licitatório que deve acontecer em novembro deste ano, ou seja, daqui a três meses. O Município comprará cerca de R$ 6 milhões em carnes de vários tipos, que serão destinadas à merenda escolar da rede pública municipal.

Segundo o diretor de Desenvolvimento da Codel, Atacy de Melo Junior, anualmente a Prefeitura abre o processo licitatório para a aquisição de carnes para a merenda, mas, com frequência, as vencedoras do certame público são empresas de outras cidades. “A grande maioria das empresas que concorre é de fora. Nossa intenção é que os micro e pequenos empresários de Londrina e região tirem suas dúvidas e comecem a participar dos processos licitatórios. Isso não significa que estamos excluindo os demais interessados, mas estamos capacitando a população local para que ela possa concorrer também, para que o dinheiro circule pela nossa cidade e não que vá embora para outros estados”, disse.

O presidente da Codel, Nado Ribeirete, destacou que a iniciativa está ligada às propostas que a atual gestão do Município vem articulando e colocando em prática no sentido de buscar alternativas para fortalecer a economia local, por meio de um amplo trabalho prévio de atendimento, valorização e incentivo aos empreendedores londrinenses. “A capacitação é resultado de ações que estamos fazendo pelo programa “Compra Londrina”, que tem a finalidade de dar estímulo aos micro e pequenos empresários, para eles venham a se tornar os grandes fornecedores da Prefeitura de Londrina. Queremos ouvir os empresários deste segmento, que agrega muitos empreendimentos na cidade, e fazer com que eles, com a expertise necessária, possam ter as condições adequadas para vencer os certames, melhorar seus negócios e ajudar a aumentar as receitas municipais”, frisou.

Neste contexto, Nado também enfatizou que a intenção é estender as atividades de orientação e capacitação a empreendedores locais de todos os segmentos que possam participar de licitações do Município. “Iremos realizar o mesmo tipo de trabalho junto a empresários de várias áreas diferentes. Os encontros promovidos são resultado de reuniões e ações integradas feitas anteriormente com as secretarias municipais, Sebrae e outras instituições, para que este programa seja desenvolvido efetivamente na cidade como uma política pública”, comentou.

A reunião será ministrada pelos profissionais da Secretaria de Educação em conjunto com os técnicos da Codel e do Sebrae. A expectativa é que pelo menos 30 representantes estejam presentes. Além dos varejistas locais, estão convidados integrantes do Sindicato Contabilista de Londrina e da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

Compra Londrina - A reunião especializada faz parte do programa “Compra Londrina”, que objetiva estimular os empresários das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) locais a participarem dos processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Londrina, promovendo, de forma permanente, e com a participação da sociedade civil organizada, a inclusão e a capacitação dos empreendedores locais para gerar emprego, renda e fortalecer a economia de Londrina.

Segundo os dados oficiais, a Prefeitura de Londrina investe cerca de R$ 450 milhões anualmente em compras diversas (alimentos, produtos de limpeza, combustíveis e outros). Deste montante, apenas R$ 60 mil ficam em empresas de Londrina. Dentre todas as aquisições feitas pelo Município, os micro e pequenos empresários representam somente 14% a 18% dos fornecedores. Com o programa “Compra Londrina”, a expectativa é que cerca de R$ 320 milhões, ou seja, 80% do investido em compras, fique na cidade e seja destinado aos concorrentes locais.

 

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