Londrina debate revisão do Plano Diretor

Participaram integrantes de diversos segmentos da sociedade como instituições de ensino superior, órgãos públicos e da comunidade em geral

Londrina debate revisão do Plano DiretorA Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), realizou na última sexta-feira (14) o debate sobre a Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina (PDPML). O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Londrina.

De acordo com o diretor de Planejamento Urbano do IPPUL e coordenador técnico da revisão do Plano Diretor, José Vicente Alves do Soccorro, o resultado foi positivo, porque uniu representantes de diversos setores sociais como instituições de ensino superior, partidos políticos, associações de bairros e da comunidade em geral.

Participaram cerca de 190 pessoas. Destas, 20 pediram o uso da palavra para exporem suas dúvidas, críticas, sugestões e reivindicações. “O lançamento da revisão do Plano Diretor teve um bom resultado, porque a população compareceu e tivemos a presença de representantes de vários segmentos como instituições de ensino superior, associação de moradores e da comunidade interessada em debater o assunto”, avaliou o diretor de Planejamento Urbano do IPPUL.

Durante o encontro, que foi aberto à comunidade, uma equipe de técnicos do IPPUL fez a explicação do que é o Plano Diretor, quais são os desafios que a cidade enfrenta e quais são as possíveis soluções. Em seguida, os ouvintes puderam fazer suas perguntas e acrescentar sugestões e pedidos.

Londrina debate revisão do Plano DiretorAs leis complementares ao Plano Diretor como a do Perímetro Urbano, Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo Urbano, Parcelamento do Solo Urbano, Preservação do Patrimônio Cultural, Sistema Viário, Código de Obras e Edificações, Código de Posturas e o Código Ambiental também foram apresentadas porque serão revistas em conjunto. O plano busca o desenvolvimento sustentável do Município, considerando os contextos físico-biológico, socioeconômico e cultural.

A partir de agora, os organizadores da Revisão do Plano Diretor vão propor uma pré-conferência, seguida por uma conferência municipal, para eleger os membros que participarão da comissão de acompanhamento dos trabalhos. Serão eleitos membros do Conselho Municipal da Cidade (CMC), Câmara de Vereadores e da população em geral. Na pré-conferência, os participantes saberão mais sobre o processo eleitoral, as entidades e as pessoas que podem participar. Já na conferência, eles devem eleger os integrantes da comissão de acompanhamento. Devem participar cerca de 100 pessoas. Enquanto eles não são eleitos, os técnicos do IPPUL continuam os trabalhos de levantamento de dados que serão utilizados no Plano Diretor.

Londrina debate revisão do Plano DiretorPara Soccorro, o Plano Diretor é uma das legislações mais importantes para o desenvolvimento do Município, pois tem como pressuposto o diálogo com a população, que vivencia diariamente os problemas do Município e pode vir ajudar a propor soluções. Com a sua revisão, a Prefeitura pretende atualizar as projeções para o futuro do desenvolvimento da cidade. Por isso, o Município conta com uma cooperação técnica estabelecida com as universidades, que darão apoio técnico por meio de estudos e análises das propostas elaboradas pelo governo municipal.

A expectativa é que a revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina esteja finalizada em 13 meses a contar do lançamento feito na Câmara de Vereadores, assim entrando em vigor em agosto de 2018. Após aprovação, ele passa a ser o instrumento orientador e normativo da atuação do Poder Público e da iniciativa privada, prevendo políticas, diretrizes e instrumentos para assegurar o adequado ordenamento territorial, a melhora das políticas sociais e o desenvolvimento sustentável do Município, sempre levando-se em consideração as aspirações da população.

Todo o material do encontro será disponibilizado no site do IPPUL, assim que a Câmara de Vereadores liberar o áudio e o vídeo de encontro.

Foto: Vivian Honorato

Núcleo de Comunicação