Banner
   
Tamanho Texto

Busca

topo2017 ambiente

Calendário Ecológico - Setembro

Índice do Artigo
Calendário Ecológico
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Todas as Páginas

SETEMBRO


05 DE SETEMBRO
DIA DA AMAZÔNIA


A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Ela ocupa 2/5 da América do Sul e metade do território brasileiro, abrangendo os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos Estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Não é só o tamanho da floresta que impressiona. Ela também é rica em minerais, espécies vegetais e animais, além de guardar cerca de 1/5 das reservas de água doce do mundo (graças ao grande volume de água dos seus rios). Ao absorverem carbono, suas árvores contribuem para o equilíbrio do clima mundial. Tudo isso mais a variedade de solos, altas temperaturas e muita chuva faz com que a

Amazônia seja um ecossistema auto-sustentável, isto é, capaz de se manter com seus próprios recursos.

Apesar de toda a grandeza da Amazônia, seu solo tem baixa fertilidade. Por isso não adianta derrubar suas árvores para investir na agricultura e em pastos para o gado. Sem a cobertura vegetal para proteger, a água da chuva carrega os nutrientes do solo e o empobrece.

Desmatamentos, disputas pelo domínio de suas terras, caça e pesca sem controle e contrabandos de animais e de plantas ameaçam a sobrevivência da floresta e impedem a utilização correta de seus recursos para o bem da humanidade.

Fonte: IBGE – acessado em 16/11/09
http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/datas/data.php?id_data=44


11 DE SETEMBRO
DIA DO CERRADO


O Cerrado abrange área superior aos 2 milhões de quilômetros quadrados e se estende de forma contínua pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal, ou seja, está distribuída, principalmente, no Planalto Central Brasileiro. Abriga 10 mil espécies de plantas, nas suas diferentes fisionomias vegetais: Matas de Galeria, Matas Ciliares, Matas Mesofíticas, Cerradão, Veredas, Cerrados Típicos Densos e Ralos, Campos Cerrado, Rupestre, Limpo e Sujo. Sua vegetação típica é caracterizada pela presença de árvores tortuosas, de pequeno porte, cascas espessas e folhas grossas, adaptadas à deficiência de água e à ocorrência de incêndios periódicos. É reconhecido como a savana mais rica do planeta em biodiversidade, apresentando mais de 4.400 espécies endêmicas (exclusivas). Sua fauna apresenta 837 espécies de aves; 195 de mamíferos, abrangendo 161 espécies e 19 endêmicas; 150 espécies de anfíbios, das quais 45 endêmicas; 120 espécies de répteis, das quais 45 endêmicas. Apenas no Distrito Federal, há 90 espécies de cupins, 1000 espécies de borboletas e 500 espécies de abelhas e vespas. Ainda, apresenta-se como elemento de importância estratégica, pois nele nasce a maioria dos grandes rios que abastecem as bacias hidrográficas Paraná/Prata, Amazonas/Tocantins e São Francisco.

Fonte: Eliana Pedrosa – acessado em 30/11/09
http://www.elianapedrosa.com.br


16 DE SETEMBRO
DIA INTERNACIONAL PARA A PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS/ DIA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO.

A resolução 44/236 de 22 de Dezembro de 1989 das Nações Unidas institui o Dia Internacional para a Prevenção das Catástrofes Naturais. Pretende-se com este dia o alerta e a reflexão sobre a temática dos desastres naturais, as suas formas de prevenção e mitigação, assim como de criar uma sociedade mais capacitada para enfrentá-los.

Fonte: http://tercud.ulusofona.pt, acessado em 09/12/09.


DIA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

No dia 16 de setembro de 1987, o Protocolo de Montreal foi aberto para as assinaturas dos países que estivessem de acordo em estabelecer etapas para a redução e proibição da manufatura e uso de substâncias destruidoras da camada de ozônio. Desde então, passou-se a celebrar a data como o Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio.

O ozônio é um gás atmosférico azul-escuro, que se concentra na chamada estratosfera, uma região situada entre 20 e 40 km de altitude. A diferença entre o ozônio e o oxigênio dá a impressão de ser muito pequena, pois se resume a um átomo: enquanto uma molécula de oxigênio possui dois átomos, uma molécula de ozônio possui três.

Essa pequena diferença, no entanto, é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida na Terra. A natureza, sabiamente, protegeu nosso planeta com um escudo contra a irradiação ultravioleta prejudicial (UV-B, ou radiação biologicamente ativa). Esse escudo, a camada de ozônio, absorve grande parte da radiação ultravioleta perigosa, impedindo que esta chegue até o solo. Sem essa proteção, a vida na Terra seria quase que completamente extinta.

Fonte: Portal São Francisco – acessado em 30/11/09
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-camada-de-ozonio/dia-internacional-de-protecao-a-camada-de-ozonio.php


18 DE SETEMBRO
DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DO LITORAL


Dia Mundial de Limpeza do Litoral ou Dia Mundial de Limpeza de Praias. Esta data vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo. A cada ano milhões de pessoas, em cerca 120 países espalhados pelo globo, unem forças e "empunham" a bandeira da limpeza para fazer uma real diferença em nosso meio ambiente, ou seja, limpar parte da sujeira que produzimos ao descartarmos de forma inadequada os resíduos sólidos no ambiente litorâneo.

O evento, um programa sem fins lucrativos que promove atividades ambientalistas ao redor do mundo, todo ano durante o terceiro final de semana de setembro, vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade, representado pelas crescentes montanhas de resíduos produzidos pelas sociedades modernas de consumo, do tipo "usar e tirar".

Fonte: Instituto Aqualung – acessado em 30/11/09
http://www.institutoaqualung.com.br/info_dia48.html


19 DE SETEMBRO
DIA MUNDIAL PELA LIMPEZA DA ÁGUA


Sabemos da importância que a água tem em nossas vidas, precisamos de água o dia inteiro para se ter qualidade de vida. Seja para higiene pessoal, alimentação, hidratação do corpo ou mesmo para o lazer a água está presente em nosso dia-a-dia, mas será que temos a preocupação adequada para preservar a qualidade e limpeza da água?

Devemos pensar no futuro e no desenvolvimento sustentável de nosso planeta, e que a água é um elemento indispensável para garantir nossas vidas. Com essa intenção foi instituído em 19 de setembro o dia Mundial da Limpeza da Água, que propõe a melhor compreensão das necessidades de preservação da qualidade e limpeza da água.

Fonte: Sustentabilidade Philips – acessado em 30/11/09
http://www.sustentabilidade.philips.com.br/publi_set_dia_mundial_limpeza.htm


21 DE SETEMBRO
DIA DA ÁRVORE


No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.

No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; alguns deles são o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.

Fonte: Dia da árvore – acessado em 16/11/09
http://www.diadaarvore.org.br/


22 DE SETEMBRO
DIA DA FAUNA / DIA DA JORNADA “NA CIDADE SEM MEU CARRO”


O Brasil possui uma das maiores biodiversidades em fauna e flora do planeta. Nos últimos anos, devido aos grandes impactos ambientais e a desenfreada ocupação humana, vêm ocorrendo uma grande degradação de hábitats naturais e o desaparecimento de espécies e formas genéticas. Um dos mais atingidos é a fauna, e com isto, a cada dia que passa o número de espécies ameaçadas aumenta.

A fauna apresenta números relevantes em relação à biodiversidade no mundo. A preservação de espécies da natureza é uma grande batalha. O ser humano é a maior ameaça da floresta. Caça e pesca predatórias, construção de hidrelétricas, instalação de indústrias, garimpo e projetos agropecuários constituem-se em atividades que fazem parte de uma longa lista de fatores que provocam prejuízos incalculáveis e irreparáveis para a manutenção da biodiversidade.

Para uma maior conservação da fauna, flora, ecossistemas e demais recursos naturais, foram criadas as Unidades de Conservação. Elas abrangem várias áreas de todo o território brasileiro.

Fonte: Ambiente Brasil – acessado em 16/11/09
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./natural/index.html&conteudo=./natural/diafauna.html


DIA DA JORNADA “NA CIDADE SEM MEU CARRO”

A Jornada "Na Cidade Sem Meu Carro" surge da preocupação relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em vista os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Européia lançaram esta iniciativa pela primeira vez em 22 de Setembro de 2000. A Jornada Brasileira "Na cidade sem Meu Carro" consiste no engajamento institucional de cada prefeitura, que delimita um perímetro de proteção dos automóveis, geralmente a área central ou outra de importância de tráfego. Nesse perímetro, durante o dia 22 de setembro, só circularão veículos dos serviços essenciais além de ônibus, bicicletas, táxis e pedestres.

O horário de funcionamento em geral é de 8 às 18 horas, podendo ser estendido. Nesse dia podem ser feitas atividades culturais, medições de índices de poluição, desempenho do transporte coletivo e debates sobre o tema, articulados com a Semana Nacional de Trânsito. Não se trata da mera questão de vedar o tráfego motorizado em algumas ruas, mas sim de proporcionar às pessoas uma oportunidade para descobrirem outras formas de transporte e de viverem este dia sem sentirem restrições à sua mobilidade.

Fonte: Ambiente Brasil – acessado em 30/11/09
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./urbano/artigos/sem_carro.html


23 DE SETEMBRO
INÍCIO DA PRIMAVERA


A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.

Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.

Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.

Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.

Fonte: Wikipedia – acessado em 30/11/09
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera



Acesso Fácil

Ambiente

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3420 visitantes

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao