Banner
   
Tamanho Texto

Busca

topo2017 ambiente

Calendário Ecológico - Março

Índice do Artigo
Calendário Ecológico
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Todas as Páginas

MARÇO


1 DE MARÇO
DIA NACIONAL DO TURISMO ECOLÓGICO


O Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.

Pela riqueza de ecossistemas e de biodiversidade, o Brasil é um país privilegiado para a exploração dessa atividade. Segundo a Embratur, foram identificados 96 pólos de ecoturismo, divididos nas 5 regiões brasileiras. Além de apreciar a natureza o ecoturista pode também praticar os eco-esportes que cada localidade permite praticar.


21 DE MARÇO
INÍCIO DO OUTONO / DIA DA FLORESTA MUNDIAL


O horário de início do outuno é definido pelo instante em que o Sol atinge o Zênite de um ponto situado no Equador. Os raios solares incidem verticalmente no Equador e a área iluminada pelo Sol é igual nos dois hemisférios (norte e sul). Este evento que demarca o início do outono é denominado de Equinócio (palavra de origem latina significando "noite igual"), pois os comprimentos do dia e da noite são aproximadamente iguais na sua ocorrência.

Fonte: CPA Unicamp – acessado em 25/11/09
http://www.cpa.unicamp.br/artigos-especiais/outono.html


22 DE MARÇO
DIA MUNDIAL DA ÁGUA


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória das pessoas. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Fonte: Sua Pesquisa – acessado em 04/11/2009
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm


23 DE MARÇO
DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA



Comemora-se nesta data a fundação da Organização Meteorológica Mundial, em 1950. No ano seguinte, a instituição tornou-se o organismo especializado das Nações Unidas para a meteorologia (tempo e clima), hidrologia operativa e ciências geofísicas. Dessa forma, atua como porta-voz da ONU acerca do comportamento da atmosfera terrestre, sua interação com os oceanos, o clima e a distribuição dos recursos hídricos.

O ciclo da água não conhece fronteiras, por isso a cooperação em escala mundial é de grande importância para a proteção contra desastres naturais, a preservação da biodiversidade e o bem-estar da sociedade em esferas como a segurança alimentar, os recursos hídricos e o transporte.

A OMM fomenta a colaboração entre os serviços meteorológicos nacionais e favorece a aplicação da meteorologia para a agricultura, a aviação, a navegação, o meio ambiente, questões relacionadas à água e para a redução dos prejuízos provocados por catástrofes naturais.

Além disso, a organização contribui para amenizar os efeitos de desastres causados pela ação humana, como os acidentes químicos ou nucleares e os incêndios florestais.

Fonte: Editora FTD – Acessado em 04/11/2009
http://www.ftd.com.br/V4/dataEspecial_exibe.cfm?mes=03&dia=23&cd=115



Acesso Fácil

Ambiente

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 1999 visitantes

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao