Integrantes do Conselho de Servidores Inativos e Pensionistas tomam posse

posse.conselho.inativos.VP

Membros foram nomeados para compor a primeira gestão do órgão, formado por representantes dos aposentados, pensionistas e servidores indicados pelo Executivo

O prefeito Marcelo Belinati deu posse, em solenidade realizada nesta sexta-feira (19), em seu gabinete, aos membros do Conselho Municipal de Servidores Inativos e Pensionistas do Município de Londrina. Será a primeira composição do órgão que atuará no período de 2017 a 2019. Durante o evento, o prefeito assinou o Decreto nº 640, que nomeia oficialmente os representantes eleitos para compor o Conselho.

posse.conselho.inativos.V2Marcelo parabenizou e desejou uma boa gestão a todos os membros, enfatizando que o Município buscará soluções, com o auxílio deste novo órgão, para corrigir os problemas referentes à previdência da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml). “A Caapsml é de fundamental importância para Londrina, pois trabalha para que os servidores tenham sua aposentadoria garantida. Isso inclui tanto aqueles que hoje estão na ativa e também os trabalhadores aposentados. Temos que debater e dialogar com o Conselho e com a sociedade para encontrar um caminho que permita corrigir os problemas existentes, garantindo o equilíbrio financeiro do sistema e principalmente a aposentadoria dos servidores, que é o nosso dever”, enfatizou.

O prefeito disse ainda que, paralelamente ao trabalho que está sendo feito para viabilizar melhorias na área da previdência, o Município continua fazendo um amplo diagnóstico para identificar as necessidades e demandas em todos os seus segmentos. “É preciso rediscutir a cidade de Londrina e não esconder os problemas, e é isso que estamos fazendo hoje. Estive recentemente em Brasília, no Ministério da Previdência, para debater a situação da Caapsml e tenho certeza de que vamos conseguir voltar a receber recursos e encontrar formas sustentáveis para solucionar essas questões. Além disso, aos poucos estamos construindo projetos para curto, médio e longo prazo, com intuito de dar um novo rumo e reconstruir a cidade de Londrina”, destacou.

De acordo com Célio Torres, servidor aposentado e membro eleito para compor o Conselho como representante dos servidores inativos, o órgão vai acompanhar todos os processos que implicam nos salários dos servidores, discutindo fatores como tempo de contribuição e proporcionalidade no período contributivo, atuando junto ao prefeito para fazer com que o planejamento previdenciário não seja comprometido. “A previdência é coisa séria, não é apenas administração de receita e despesa, e representa uma área de grande responsabilidade em todos os segmentos da sociedade. Por isso, nossa participação será importante para auxiliar a Prefeitura a realizar os aportes financeiros e, principalmente, dar sustentabilidade e credibilidade à Caapsml, que é um sustentáculo para que o Município faça sua gestão administrativa servindo a sociedade londrinense de forma digna”, frisou o conselheiro.

Já Terezinha Carvalho, que participou da solenidade representando o superintendente da Caapsml, Marcos Urbaneja, informou que o Conselho fará em breve sua primeira reunião oficial, iniciando a elaboração do seu primeiro regimento interno. “Com muita alegria estamos aqui presentes na primeira posse do conselho. Serão dois anos de trabalho duro pela frente, e a formação desse órgão é uma grande vitória para todos nós, pois este será mais um segmento para atuar na sociedade e buscar, junto ao Executivo, as melhorias necessárias à previdência. A Caapsml estará sempre de portas abertas para receber e atender todos os representantes”, afirmou.

Também participaram da solenidade de posse do Conselho a presidente da Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPML), Dilza Ramos, além de servidores da Caapsml e da Prefeitura de Londrina.

posse.conselho.inativos.V3Função - O órgão tem como principais objetivos o assessoramento da Administração Pública na condução de uma política de pessoal, funcional e financeira voltada para a categoria, incluindo assistência à saúde de boa qualidade e cobertura previdenciária para seus integrantes. Eles também terão a função de auxiliar nos processos de formulação e acompanhamento de políticas que visem à promoção de melhores condições para a participação e integração dos servidores inativos e pensionistas do Município de Londrina na vida comunitária.

Os membros do Conselho são servidores aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência do Município de Londrina. Eles atuarão como representantes dos funcionários inativos e dos pensionistas, tendo voz ativa e participação efetiva no assessoramento das ações administrativas para a execução de políticas públicas vinculadas à área.

Composição - Em seu primeiro mandato, o conselho será composto pelos representantes dos aposentados Célio Torres, Ana Cristina Pialarice Giordano e Maria das Graças Vicelli. Toma posse como representante dos pensionistas Milton Ciríaco Dias, e como indicados pela Caapsml, os aposentados Joaquim Domingues de Oliveira e Dênio Balarotti. Pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, o prefeito dará posse aos servidores ativos indicados Ana Maria Rodrigues Borges e Nilza Keiko Morita.

O Conselho Municipal de Servidores Inativos e Pensionistas do Município de Londrina está contido nos termos do artigo 213, da Lei Orgânica do Município e segue a Lei n° 12.460/2016.

Fotos: Vivian Honorato