Avaliação Antropométrica 2017

Avaliação Antropométrica 2017

Com a epidemia de obesidade, o aumento do sedentarismo, e todas as complicações deles decorrentes, e visando criar um evento que ressalte a importância dos cuidados com a saúde desde a idade escolar, a Secretaria de Educação do Município de Londrina, através do Apoio Pedagógico de Educação Física, propôs no ano de 2013 a realização da “Semana do Movimento e Saúde”, evento que vem sendo realizado desde então nas escolas municipais de Londrina nos meses de março e setembro, abrangendo os alunos, professores, pais e funcionários das escolas.

Muitas vezes negligenciada pela comunidade escolar, a avaliação antropométrica possui grande importância pois através da aferição da estatura e da massa corporal, permite identificar riscos à saúde associados a índices excessivamente altos ou baixos de gordura corporal. Além disso, a mesma proporciona o monitoramento de mudanças na composição corporal, associadas aos processos de crescimento, desenvolvimento, maturação e idade, e possibilita a identificação de disfunções no crescimento ou identificação de perfil morfológico de risco.

Nas escolas públicas municipais de Londrina, Paraná, os professores de Educação Física são responsáveis pela realização da avaliação antropométrica das turmas nas quais eles lecionam, o que ocorre duas vezes por ano, sempre nos meses de março e setembro. Esta avaliação consiste na coleta de dados de massa corporal e estatura, e desde 2015 a Secretaria Municipal de Educação implantou um banco de dados, que tem por objetivo o armazenamento destas informações. Este relatório apresenta a classificação do Índice de Massa Corporal dos escolares da rede pública municipal de ensino do município de Londrina, a partir dos dados coletados nas duas avaliações antropométricas do ano de 2016.

A classificação foi realizada a partir das curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde (http://www.who.int/childgrowth/en/), que classifica os sujeitos em seis categorias: Magreza acentuada, Magreza, Eutrofia, Sobrepeso, Obesidade e Obesidade grave.

Espera-se que esta publicação sirva como instrumento de informação para a tomada de decisões baseadas em evidências e programação de ações administrativas, pedagógicas e de saúde.

Clique aqui para ver o Relatório de Avaliação Antropométrica 2016

Contato:

Junior Cesar Dias de Jesus e  Priscila Ap. Silva de Oliveira
Gerência do Ensino Fundamental / Apoio Pedagógico de Educação Física

Fone: 3375-0091 (ramal 428)

edu.edf@londrina.pr.gov.br
junior.jesus@londrina.pr.gov.br