Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Audiência discute doação de terreno municipal para Universidade

Share

Projeto de Lei será debatido em maio; objetivo é ceder um imóvel de 17.982,44 m² para a ampliação do campus do UniCesumar, na região leste

 

A Prefeitura de Londrina irá promover, no dia 2 de maio, uma audiência pública para discutir um projeto de lei que autoriza a doação de um imóvel de propriedade do Município ao Centro Universitário Cesumar (Unicesumar). O objetivo é viabilizar a ampliação do campus universitário desta instituição, que já está em fase final de instalação, na Avenida Santa Mônica, região leste. O encontro vai ocorrer às 19 horas, no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, na Rua Benjamin Constant, 800.

Se o projeto for aprovado pela Câmara Municipal, o terreno será doado pela Prefeitura de Londrina ao Unicesumar, que, por sua vez, deverá implementar obras e investimentos como contrapartida. A intenção do Executivo é desafetar de uso especial a área de terras, com dimensão total de 17.982,44 metros quadrados, constituída do Lote 42/43-A-1 da Gleba Patrimônio Londrina, pertencente ao Município. A doação do terreno tem fundamento na Lei Municipal nº 5.669, de 1993, que dispõe sobre a Política de Desenvolvimento Industrial do Município.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Nado Ribeirete, destacou a relevância que o empreendimento, em expansão, tem para o desenvolvimento da região leste da cidade, enfatizando que os benefícios gerados pela instalação da universidade somam ao ganho educacional. “Trata-se de uma instituição de grande porte que é considerada referência em educação superior no Brasil e, por isso, as expectativas são as melhores. Londrina, que é um polo educacional, ganhará em vários aspectos que passam pela geração de empregos até a valorização de uma área importante da cidade com as diversas ações de contrapartida que serão realizadas”, destacou.

Nado disse ainda que a ideia do Município é tentar aproveitar a oportunidade para atrair investimentos industriais e comerciais que serão importantes para dar continuidade ao desenvolvimento dessa região de Londrina e fortalecer a economia local.

Todas as informações sobre a audiência pública, incluindo o texto completo do projeto de lei, o EIV, os documentos complementares e o formulário para a apresentação de propostas estão disponíveis no link http://ippul.londrina.pr.gov.br (acessar a opção Audiências no menu à esquerda).

Ampliação e estrutura - O uso da área para a expansão do campus irá permitir que o UniCesumar amplie, em até 6 mil, o número de alunos da instituição. Dessa forma, o empreendimento deverá gerar, inicialmente, 100 empregos diretos com as novas instalações.

Os investimentos para a implantação do Centro, que está sendo concluído, somam R$ 30 milhões, entre a aquisição do terreno e a construção dos 8 mil metros quadrados distribuídos em 26 salas de aula, auditório com capacidade para 450 pessoas, laboratórios, biblioteca, cantina, entre outras áreas. A área onde o prédio está sendo construído mede 33 mil metros quadrados e permite ampliações futuras.

Contrapartida - De acordo com o projeto de lei, a partir da doação do terreno, a Cesumar vai oferecer como contrapartida diversas obras e investimentos que irão beneficiar a região leste de Londrina. Entre as ações, destacam-se a realização de obras de infraestrutura e recuperação da malha asfáltica do Município de Londrina, no valor mínimo de R$ 3,1 milhões; recuperação ambiental do fundo de vale do Córrego do AI, na área remanescente do Grêmio dos Operários; e construção de uma passarela para pedestres sobre a Avenida Santa Mônica, ligando os Lotes 42/43-A-1 e 47-H, ou seja, ligando a área doada ao campus da Unicesumar.

No projeto, ainda constam contrapartidas como a celebração de, no mínimo, três convênios anuais com entidades da sociedade civil, tendo a anuência do Município, para a realização de atividades de interesse público, afetas às atividades dos seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Esportes de Londrina, visando à junção de esforços para o  desenvolvimento de ações sociais e esportivas em benefício da população circunvizinha.

 

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2458 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner