topo2017 ambiente

Ribeirão Cambé
Ribeirão Cafezal
Todas as Páginas
Bacias hidrográficas compreendem um conjunto de terras delimitadas pelos divisores de águas, que são as porções de terras mais altas em uma dada região. Pode-se classificá-las, de acordo com sua importância, como principais (as quais abrigam os rios de maior porte) , secundárias e terciárias A organização das bacias hidrográficas é de acordo com a drenagem de um rio principal, seus afluentes e subafluentes, indo das partes mais altas (rios menos volumosos) para as mais baixas (rio principal). Assim, o espaço territorial da bacia hidrográfica é determinado e definido pelo escoamento, drenagem e influência das águas e seu ciclo hidrológico..

A política de desenvolvimento de um município deve levar em conta as bacias hidrográficas como unidades ecológicas e também de gestão, pois os recursos naturais são integrantes do ambiente urbano e, no caso das bacias hidrográficas, abrangem todos os organismos que funcionam em conjunto numa dada área.
Esses conceitos são importantes, pois o desenvolvimento de Londrina e a cultura ambiental dos londrinenses estão intimamente ligadas aos seus rios. Em virtude da quantidade e disponibilidade de água doce nortearem o desenvolvimento das cidades, há necessidade da promoção da recuperação ambiental dos recursos naturais e o enfrentamento de problemas como poluição, escassez e conflitos sobre a utilização desse recurso especificamente.

Saiba mais: www.rededasaguas.org.br

imagem_hidrografia_logradouros