Banner
   
Tamanho Texto

Busca

topo2017 ambiente

Bacias Hidrográficas do Município

Índice do Artigo
Bacias Hidrográficas do Município
Ribeirão Jacutinga
Ribeirão Lindóia
Ribeirão Quati
Água das Pedras
Ribeirão Limoeiro
Ribeirão Cambé
Ribeirão Cafezal
Todas as Páginas
Share
Bacias hidrográficas compreendem um conjunto de terras delimitadas pelos divisores de águas, que são as porções de terras mais altas em uma dada região. Pode-se classificá-las, de acordo com sua importância, como principais (as quais abrigam os rios de maior porte) , secundárias e terciárias A organização das bacias hidrográficas é de acordo com a drenagem de um rio principal, seus afluentes e subafluentes, indo das partes mais altas (rios menos volumosos) para as mais baixas (rio principal). Assim, o espaço territorial da bacia hidrográfica é determinado e definido pelo escoamento, drenagem e influência das águas e seu ciclo hidrológico..

A política de desenvolvimento de um município deve levar em conta as bacias hidrográficas como unidades ecológicas e também de gestão, pois os recursos naturais são integrantes do ambiente urbano e, no caso das bacias hidrográficas, abrangem todos os organismos que funcionam em conjunto numa dada área.
Esses conceitos são importantes, pois o desenvolvimento de Londrina e a cultura ambiental dos londrinenses estão intimamente ligadas aos seus rios. Em virtude da quantidade e disponibilidade de água doce nortearem o desenvolvimento das cidades, há necessidade da promoção da recuperação ambiental dos recursos naturais e o enfrentamento de problemas como poluição, escassez e conflitos sobre a utilização desse recurso especificamente.


Saiba mais: www.rededasaguas.org.br



imagem_hidrografia_logradouros

 

Figura 1: Hidrografias e Logradouros

Fonte: SEMA – 2007



figura2

Figura 2: Principais bacias hidrográficas urbanas de Londrina
Fonte: SEMA – 2007




Acesso Fácil

Ambiente

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3934 visitantes