Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Protocolos e Serviços

Share

PROTOCOLOS

 

A Gerência de Áreas Verdes dispõe de diversos serviços de atendimento ao cidadão. Abaixo estão listados os principais serviços e a documentação necessária para solicitação.

 

1. Vistoria de árvores em áreas públicas: Toda árvore do Município de Londrina está imune ao corte. O corte de exemplar arbóreo só pode ser realizado pela SEMA ou com autorização expressa da mesma. Se você verificou que a árvore em frente ao seu imóvel está doente ou apresenta algum tipo de problema, é necessário solicitar a vistoria de um técnico habilitado para avaliação antes de qualquer ação. O corte de árvores sem autorização é crime ambiental e está sujeito à multa.

Documentos necessários para solicitação: RG, CPF e comprovante de residência.

Se a vistoria resultar em parecer favorável a erradicação da árvore, a SEMA irá executar o corte conforme ordem cronológica de número de processos ou, de urgência, caso apresente algum tipo de risco. Se o munícipe tenha interesse em executar o corte por conta própria, poderá ser requerida a autorização através do e-mail areas.verdes@londrina.pr.gov.br ou dos telefones 3372-4762 / 3372-4763.

Documentos necessários para a retirada de autorização para corte: proprietários – CPF e carnê do IPTU; inquilinos ou não proprietários – documento de identificação, cópia de registro de imóvel e autorização (procuração) simples do(s) proprietário(s).

 

2. Vistoria de árvores em áreas privadas: A erradicação em áreas privadas também necessita de autorização da SEMA e está sujeita à compensação ambiental.

Documentos necessários para solicitação: RG, CPF, cópia da certidão de propriedade do imóvel ou procuração representando o proprietário e projeto de construção para o local aprovado pela PML. Em caso de necessidade de 60 indivíduos arbóreos ou mais é necessária apresentação de memorial botânico quali-quantitativo em que estejam constantes todos os indivíduos com 3 cm ou mais de DAP (10cm de CAP), espécie e altura, além de ART do profissional responsável pelo levantamento.

 

*Atenção condomínios: para solicitação de vistoria de árvores localizadas em áreas comuns de condomínios, o síndico deve oficiar o pedido e apresentar ata de sua eleição e ata da assembléia que deliberou sobre o assunto contendo a concordância da maioria dos condôminos presentes.

 

3. Poda: Geralmente recomenda-se a solicitação de vistoria de árvores em áreas públicas para a avaliação do técnico da PML sobre a necessidade de poda ou erradicação da árvore, mas o munícipe pode executar poda por conta própria, desde que respeitados os Artigos 52 e 53:

É expressamente proibida a poda drástica (erradicação de 50% ou mais da copa), topiaria (poda do topo da árvore visando que ela não cresça muito) e demais podas que desequilibrem a copa da árvore.

 

*Atenção: a poda que deixa as árvores arredondadas ou cilíndricas enquadra-se como topiaria, também é irregular e está sujeita a multa.

 

Lista dos prestadores de serviços de corte de árvores

Lista de empresas licenciadas para receber resíduos de poda

 

4. Doação de mudas: O munícipe pode solicitar a doação de mudas de árvore para plantio na frente de seu imóvel (máximo 03 indivíduos de acordo com análise técnica) ou para reflorestamento de APP em área rural (número, espécie e porte definidos pela SEMA).

 

5. Controle de formigas e cupins em áreas públicas: O controle de cupins e formigas pode ser solicitado pessoalmente ou pelo telefone, mas em caso de infestação de cupins em árvores, recomenda-se a solicitação de vistoria, pois a mesma pode estar comprometida. 

É necessária abertura de processo com RG, CPF e comprovante de endereço. A solicitação pode ser realizada através do telefone 3372-4750 / 3372-4751.

 

SERVIÇOS

 

Além do atendimento à população, a SEMA executa permanentemente a gestão das áreas verdes do município, como: manutenção de jardim de flores no “calçadão” e algumas áreas do município, plantio de árvores em áreas públicas, manutenção de áreas verdes como o aterro do lago e adjacências dos lagos Igapós e demais fundos de vale, roçagem de jardins em UBS e CRAS, erradicação de árvores públicas em risco de queda, recolhimento de galhos de árvores erradicadas ou tombadas por razões climáticas, etc.

 

Mais informações pelos telefones 3372-4762 / 3372-4763 ou diretamente na SEMA (Rua da Natureza, 155), das 12hs às 18hs, de segunda-feira à sexta-feira.

Acesso Fácil

Ambiente

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3597 visitantes