Banner
   
Tamanho Texto

Busca

first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop

Sebrae apresenta o Programa Compras Londrina para prefeito e secretariado

Share

compras.londrina.VP

Objetivo é implantar o programa no Município, para gerar o desenvolvimento econômico sustentável para a cidade

 

compras.londrina.V2Na manhã desta segunda-feira (20), o gerente regional do Sebrae, Heverson Feliciano, e o consultor e gestor do Sebrae, na área de Ambientes de Negócios, Sérgio Garcia Ozório, estiveram na Prefeitura de Londrina para apresentar o Programa Compras Londrina ao prefeito Marcelo Belinati e seu secretariado. Trata-se de um programa permanente de inclusão, capacitação e incentivo às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) para que atuem no mercado de compras públicas.

O gerente regional do Sebrae, Heverson Feliciano, explicou que o programa já é aplicado em diversos municípios do Brasil, como Três Rios/RJ, Dracena/SP, Laranjeiras do Sul/PR, Toledo/PR, Vitória/ES. Segundo ele, a ideia é transformar o tema compras públicas em uma política pública do Município, incentivando que as empresas locais forneçam produtos e serviços para prefeitura. “Isso gera um círculo virtuoso, em que as empresas geram empregos, impostos e se fortalecem”, explicou.

Segundo Feliciano, Londrina conta hoje com 63 instituições que fazem compras públicas. O Sebrae estima, com base em pesquisas, que é gasto R$ 1,5 bilhão em compras públicas por ano na cidade. Deste total, a prefeitura compra, publicamente, aproximadamente R$ 450 milhões por ano e, deste montante, apenas 15% são comprados de empresas locais. “A ideia é que, ao final deste governo, o poder de compras governamentais/públicas dos pequenos negócios salte para 80%”, destacou. “É um desafio grande, mas com o empenho de todos isso é possível”, completou.

compras.londrina.V4Transformação - Um dos exemplos de sucesso de municípios que implantaram o programa é o da cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro. O município, que tem uma população estimada em cerca de 80 mil habitantes, conseguiu, por meio do estímulo às MPEs e investimento no programa, que o orçamento da prefeitura quadruplicasse e o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade dobrasse em oito anos. Também houve um incremento de 1.200 novas empresas implantadas na cidade, segundo dados apresentados pelo Sebrae. “Esse caso foi a materialização de que um programa como esse gera a transformação”, ressaltou o consultor do Sebrae, Sérgio Garcia Ozório.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Nado Ribeirete, disse que intenção é colocar o programa como prioridade do governo. “Sabemos que 85% dos fornecedores da Prefeitura de Londrina e das entidades públicas do Município são de fora e, com isso, o dinheiro que estava em circulação aqui acaba indo embora da cidade e é isso que queremos mudar”, frisou.

Segundo Nado, o próximo passo é montar uma equipe permanente, composta por representantes de todas as secretarias e órgãos municipais, para que atuem com o SEBRAE e ACIL, a fim de efetivar o programa. Uma nova reunião será realizada em breve, na Prefeitura de Londrina, para avançar com o projeto. “Entendemos que essa é a única maneira de, com pouco investimento e grande esforço pessoal de cada secretaria, fazer com que a prefeitura seja um cliente do micro e pequeno empresário londrinense, gerando riqueza, emprego e outros benefícios para a cidade”, ressaltou Nado.

 

Fotos: Vivian Honorato

mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=2041&Itemid=1081

Mais Notícias

Defesa Civil conta com nova viatura para atendimentos

A caminhonete, cedida pelo Corpo de Bombeiros, será entregue oficialmente nesta quinta-feira (17)

N.com - avatar N.com 16 Ago 2017

Leia mais

CCI Oeste recebe palestra sobre Capacidade Funcional

Encontro desta quinta-feira (17) é voltado a toda comunidade com idade igual ou superior a 60 anos

N.com - avatar N.com 16 Ago 2017

Leia mais

Ginastas londrinenses participam de Campeonato Brasileiro

O evento começa hoje, quarta-feira (15), e segue até domingo (20), em Manaus; duas ginastas de Londrina, Amanda Santos e Gabriella Castilho, vão participar da competição

N.com - avatar N.com 16 Ago 2017

Leia mais

Educação promove reunião com forças de segurança para a Semana da Pátria

Participam dos eventos instituições como o Corpo de Bombeiros, polícias Militar, Rodoviária e Ambiental, Guarda Municipal e Tiro de Guerra

N.com - avatar N.com 16 Ago 2017

Leia mais

Educação participa de palestras sobre gestão escolar

Haverá o curso “Gestão Escolar para Resultados”, e também a palestra “Google for Education”, ministrada pelo diretor do projeto na América Latina

N.com - avatar N.com 16 Ago 2017

Leia mais

Biblioteca do CEU promove “Roda de Leitura” nesta sexta-feira (18)

Ação é gratuita e o tema desta edição será Literatura Brasileira – Romance; as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3338-4925

N.com - avatar N.com 16 Ago 2017

Leia mais

Vestibular para graduação EAD em Gestão Pública ocorre neste domingo (20)

Aulas presenciais irão ocorrer no Polo Londrina da Universidade Aberta do Brasil; devem participar 414 candidatos

N.com - avatar N.com 16 Ago 2017

Leia mais

Educação realiza Festival Esportivo nas escolas

Mais de mil crianças vão participar da competição nas modalidades de bola queimada, futsal, minivoleibol e atletismo

N.com - avatar N.com 16 Ago 2017

Leia mais

Biblioteca Pública Municipal recebe oficina de conto

Professores e alunos da graduação e pós-graduação em Letras da UEL ministrarão as aulas para 20 participantes

N.com - avatar N.com 16 Ago 2017

Leia mais

Acesso Fácil

Menu Principal

Aplicativo para Android

bamer_android1

Quem está Online?

Nós temos 2491 visitantes
banner profis 2017
bnr dir iptu 2017
certidoes
 bnr dir transparencia
 bnr dir nfs
 bnr dir transporte
 bnr dir inf pendente
Banner para o ISS Tecnológico