Banner
   
Tamanho Texto

Busca

first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop

Sebrae apresenta o Programa Compras Londrina para prefeito e secretariado

Share

compras.londrina.VP

Objetivo é implantar o programa no Município, para gerar o desenvolvimento econômico sustentável para a cidade

 

compras.londrina.V2Na manhã desta segunda-feira (20), o gerente regional do Sebrae, Heverson Feliciano, e o consultor e gestor do Sebrae, na área de Ambientes de Negócios, Sérgio Garcia Ozório, estiveram na Prefeitura de Londrina para apresentar o Programa Compras Londrina ao prefeito Marcelo Belinati e seu secretariado. Trata-se de um programa permanente de inclusão, capacitação e incentivo às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) para que atuem no mercado de compras públicas.

O gerente regional do Sebrae, Heverson Feliciano, explicou que o programa já é aplicado em diversos municípios do Brasil, como Três Rios/RJ, Dracena/SP, Laranjeiras do Sul/PR, Toledo/PR, Vitória/ES. Segundo ele, a ideia é transformar o tema compras públicas em uma política pública do Município, incentivando que as empresas locais forneçam produtos e serviços para prefeitura. “Isso gera um círculo virtuoso, em que as empresas geram empregos, impostos e se fortalecem”, explicou.

Segundo Feliciano, Londrina conta hoje com 63 instituições que fazem compras públicas. O Sebrae estima, com base em pesquisas, que é gasto R$ 1,5 bilhão em compras públicas por ano na cidade. Deste total, a prefeitura compra, publicamente, aproximadamente R$ 450 milhões por ano e, deste montante, apenas 15% são comprados de empresas locais. “A ideia é que, ao final deste governo, o poder de compras governamentais/públicas dos pequenos negócios salte para 80%”, destacou. “É um desafio grande, mas com o empenho de todos isso é possível”, completou.

compras.londrina.V4Transformação - Um dos exemplos de sucesso de municípios que implantaram o programa é o da cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro. O município, que tem uma população estimada em cerca de 80 mil habitantes, conseguiu, por meio do estímulo às MPEs e investimento no programa, que o orçamento da prefeitura quadruplicasse e o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade dobrasse em oito anos. Também houve um incremento de 1.200 novas empresas implantadas na cidade, segundo dados apresentados pelo Sebrae. “Esse caso foi a materialização de que um programa como esse gera a transformação”, ressaltou o consultor do Sebrae, Sérgio Garcia Ozório.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Nado Ribeirete, disse que intenção é colocar o programa como prioridade do governo. “Sabemos que 85% dos fornecedores da Prefeitura de Londrina e das entidades públicas do Município são de fora e, com isso, o dinheiro que estava em circulação aqui acaba indo embora da cidade e é isso que queremos mudar”, frisou.

Segundo Nado, o próximo passo é montar uma equipe permanente, composta por representantes de todas as secretarias e órgãos municipais, para que atuem com o SEBRAE e ACIL, a fim de efetivar o programa. Uma nova reunião será realizada em breve, na Prefeitura de Londrina, para avançar com o projeto. “Entendemos que essa é a única maneira de, com pouco investimento e grande esforço pessoal de cada secretaria, fazer com que a prefeitura seja um cliente do micro e pequeno empresário londrinense, gerando riqueza, emprego e outros benefícios para a cidade”, ressaltou Nado.

 

Fotos: Vivian Honorato

mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=2041&Itemid=1081

Mais Notícias

Compaz realiza 6ª Conferência Municipal de Cultura de Paz

O último dia para a inscrição de delegados é hoje (23), das 14h30 às 16h, durante a reunião semanal do Compaz, no SINCOVAL

N.com - avatar N.com 23 Mai 2018

Leia mais

Assistência Social inicia atendimento especial à população em situação de rua

Os trabalhos integram a Operação Noite Fria, que proporciona o acolhimento e proteção social aos cidadãos junto a entidades conveniadas

N.com - avatar N.com 22 Mai 2018

Leia mais

Prefeitura abre segundo edital para seleção de projetos esportivos do Feipe 2018

O edital é destinado às modalidades que não foram preenchidas no primeiro

N.com - avatar N.com 22 Mai 2018

Leia mais

Biblioteca Ramal Vila Nova recebe contação de história de Monteiro Lobato

Desta vez, será feita a narrativa do livro “A História das Invenções”; evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades

N.com - avatar N.com 22 Mai 2018

Leia mais

Curso de Aproveitamento de Alimentos atende CCI Oeste na sexta-feira (25)

Iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento e do Idoso; inscrições para as últimas vagas pelo telefone 3375-0334

N.com - avatar N.com 22 Mai 2018

Leia mais

CMTU informa os serviços de limpeza desta terça-feira (22)

Detalhamento das atividades pode ser consultado no site da companhia

N.com - avatar N.com 22 Mai 2018

Leia mais

Casa da Mulher realiza oficina de sabão e amaciante de roupa caseiro

As atividades são gratuitas e acontecem no dia 25 de maio

N.com - avatar N.com 22 Mai 2018

Leia mais

Inscrições abertas para oficina sobre o Prêmio Culturas Populares

Secretaria Municipal de Cultura sedia a capacitação nesta quinta-feira (24); vagas são limitadas

N.com - avatar N.com 22 Mai 2018

Leia mais

Secretaria de Obras prossegue com a duplicação da Avenida Alziro Zarur

Melhorias vão proporcionar maior mobilidade na região oeste e resolver um problema que persiste há anos

N.com - avatar N.com 22 Mai 2018

Leia mais

Acesso Fácil

Menu Principal

Aplicativo para Android

bamer_android1

Quem está Online?

Nós temos 2931 visitantes
bnr iptu 2018
banner direito premios iptu 2018
plano acao fazenda 2
certidoes
 bnr dir transparencia
 bnr dir nfs
 bnr dir transporte
 bnr dir inf pendente
Banner para o ISS Tecnológico