Saúde capacita enfermeiros em AIDPI Neonatal e Puericultura

Objetivo é reduzir a mortalidade materna e neonatal; início será nesta terça-feira (21)

Nesta terça-feira (21), às 8 horas, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, em parceria com o Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), inicia uma capacitação em Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDIPI Neonatal e Puericultura). O curso é voltado para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) e tem a finalidade de reduzir a mortalidade materna e neonatal.

Será no laboratório de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UEL/Hospital Universitário (HU). Serão seis turmas, cada uma composta por 20 participantes. A carga horária é de 14 horas por turma. O curso será ministrado por docentes da UEL e equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

A responsável pela capacitação e coordenadora de Saúde da Criança, da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Poli de Castro, ressaltou que o curso pretende capacitar os enfermeiros para identificação dos sinais de risco para a mulher/gestante/feto e o recém-nascido, antes e durante a gestação, e nos menores de dois meses de vida.

“Também objetivamos capacitar os enfermeiros para o manejo oportuno e competente dos principais problemas de saúde, também antes e durante a gestação e nos primeiros dois meses de vida, além de capacitá-los para a realização da Puericultura na Atenção Primária à Saúde, identificando os principais procedimentos com base nas boas práticas para execução”, informou.

Núcleo de Comunicação