topo2017 educacao

Professores participam de capacitação sobre Educação Empreendedora

CursoSebraeDP

Programa do Sebrae será desenvolvido em todas as escolas da rede municipal; coordenadores pedagógicos também participam do curso

Teve início, nesta segunda-feira (13), a capacitação de docentes e coordenadores pedagógicos da rede municipal de Educação, para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae. Participam cerca de 130 professores e coordenadores, e o curso está sendo realizado na Unifil, campus Canadá, na Rua Itararé, 10. Pela manhã, das 8 às 12 horas, e no período da tarde, das 13h30 às 17h30.

CursoSebraeD2PO curso é realizado com os professores e coordenadores que serão responsáveis por aplicar o programa JEPP nas escolas municipais. São 28 horas de formação, e a capacitação será concluída na próxima terça-feira (21).

O programa de Educação Empreendedora será executado no decorrer de 2017 em todas as 85 escolas públicas municipais, com a participação de aproximadamente 27 mil alunos, das turmas do 1º ao 5º ano. Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, a iniciativa é muito importante para a cidade em geral. “A Educação Empreendedora, aplicada tão cedo nas escolas, fará uma grande diferença no futuro de Londrina”, afirmou.

Durante a capacitação, os participantes são apresentados a práticas de aprendizagem, que consideram a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida, nas áreas pessoal, profissional e social. Os professores e coordenadores recebem o material pedagógico com orientações, e os alunos também recebem material didático para uso no decorrer do programa.

Sobre o programa – O Programa de Educação Empreendedora do Sebrae incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento e novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A iniciativa tem como objetivo fomentar a educação e a cultura empreendedora entre os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Os projetos são desenvolvidos com os alunos em sala de aula, em parceria com a Prefeitura de Londrina desde 2011.

O trabalho realizado na Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira foi reconhecido em 2016 pelo 1º Prêmio Sebrae Educação Empreendedora no Paraná. A professora Mileide Carla Novelli da Silva recebeu o prêmio, na categoria Professor de Ensino Fundamental 1º Ciclo com práticas mais inovadoras em Educação Empreendedora, regional norte.

Também no final de 2016, o Município recebeu o 1º Prêmio Sebrae Educação Empreendedora no Paraná, por ter implantado o Programa Sebrae de Educação Empreendedora em 100% das escolas do Fundamental I.