Secretaria do Ambiente promove Trilha Interpretativa no Viveiro Municipal

A atividade visa estreitar a relação de alunos com o meio ambiente; Biblioteca Móvel Ambiental realiza visitas nesta semana

biblioteca.movel.ARQUIVO.2A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), por meio do seu programa de Educação Ambiental, começou, nesta terça-feira (17), uma nova atividade para atender alunos de escolas municipais de Londrina. Trata-se da Trilha Interpretativa no Viveiro Municipal, que fica no Parque Municipal João Milanez, localizado no final da Avenida Europa, Jardim Vale Azul, na região sul.

A ação teve início na tarde de hoje com 50 alunos do 3º ano da Escola Municipal Professor Moacir Teixeira, que fica no Conjunto Violim, região norte. A atividade também atenderá 50 alunos desta escola na quinta-feira (19), a partir das 14 horas. Durante as visitas, os alunos percorrem todos os espaços do viveiro, conhecendo o processo de produção de mudas para plantio, que são levadas às calçadas, praças e matas ciliares do Município. O monitoramento e a orientação são feitos por um professor de biologia e um estagiário do setor de Educação Ambiental da Sema, com o apoio de funcionários do Viveiro Municipal.

Em cada ponto do viveiro, um tema diferente é abordado e trabalhado com os alunos. “As crianças tem a oportunidade de caminhar pelas áreas de estufas para ter contato direto com tipos diferentes de árvores e folhas, sabendo mais sobre sementes e germinação. Além disso, eles aprendem como funciona o processo de compostagem, de produção de flores e, ao final, realizam uma atividade prática de plantio”, ressaltou a gerente de Educação Ambiental da Sema, Queila Spoladore.

Segundo Queila, a ideia da nova atividade de trilha é propor um complemento às teorias ensinadas em sala de aula. “Com a aplicação do conhecimento de maneira prática e lúdica, os conceitos se firmam com mais intensidade entre os alunos”, completou.

Para agendar visitas e obter mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental da Sema pelo telefone 3372-4769.

biblioteca.movel.ARQUIVO.PBiblioteca Móvel – O projeto Biblioteca Móvel Ambiental, que também integra o programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), realiza nesta semana visitas a escolas municipais de Londrina. Na tarde desta terça-feira (17), o projeto está na Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, no Parque Ouro Branco, região sul. Estão participando da atividade duas turmas de 4º ano, totalizando 60 alunos. Os trabalhos com as escolas começam sempre a partir das 14 horas.

Cerca de 60 alunos, de turmas de 4º e 5º ano, da Escola Municipal Neman Sahyun, irão participar dos exercícios e brincadeiras da biblioteca nesta quarta-feira (18). A escola fica na Rua da Ternura, 450, no Conjunto Ruy Virmond Carnascialli, região norte.

O ônibus do projeto é especialmente equipado e adequado para o desenvolvimento de aulas educativas sobre o meio ambiente. Durante a ação, as crianças assistem a vídeos, fazem atividades de música, leitura e trocam ideias sobre temas como preservação e consciência ambiental. A orientação é feita por professores cedidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Nesta quinta-feira (19) será a vez dos alunos da Escola Municipal Hayde Colli Monteiro participarem da atividade. Serão atendidas duas turmas de 30 alunos do 5º ano. A escola fica localizada na Rua do Pelicano, 491, no Jardim Paraíso, região norte. Na sexta-feira (20), a Sema levará a Biblioteca Móvel Ambiental ao Museu Histórico de Londrina para participar da 5º edição do evento Semana do Café, que recebe alunos de várias escolas da cidade. A partir das 13 horas, o ônibus estará no Museu, que fica na Rua Benjamin Constant, 900.

Fotos: Arquivo

Núcleo de Comunicação