topo2017 cultura

Portal da Prefeitura de Londrina - Secretaria Municipal de Cultura - Agenda Cultural

Nossa Agenda Cultural está no Londrina Cultura!

Índice do Artigo
Nossa Agenda Cultural está no Londrina Cultura!
SMIIC
Todas as Páginas

logomapasartigasunica

Em julho de 2013, agentes culturais de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para discutir a criação de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Desse encontro surgiram as bases para a criação de Mapas Culturais, um software livre que permite o aprimoramento da gestão cultural dos municípios e estados, e que, na nossa região, leva o nome de Londrina Cultura.

Londrina Cultura é uma plataforma colaborativa que reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais da região. A plataforma está alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura (SNIIC) e contribui para a realização de alguns dos objetivos do Plano Nacional de Cultura.

Em 2015, o Ministério da Cultura firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto TIM e passou a incentivar o uso do software livre Mapas Culturais.

Prefeitura de Londrina por meio da Secretaria Municipal de Cultura aderiu a utilização desta plataforma que na região foi intitulada Londrina Cultura e faz parte do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais- SMIIC e Sistema de Informações Geográficas de Londrina – SIGLON.