Estudo de desassoreamento do Lago Igapó

Apresentam-se, a seguir, os estudos metodológicos relativos ao Projeto para os Serviços de Limpeza e Desassoreamento dos Lagos I, II, III e IV, no município de Londrina.

Os Lagos Igapó, localizados ao sul de Londrina, tiveram sua origem a partir do represamento do ribeirão do Cambé, na década de 1950.

A região centro-sul é considerada a mais valorizada de Londrina, onde cada vez mais novos empreendimentos verticais ocupam suas áreas adjacentes e tornou-se um espaço para recreação e práticas esportivas.

Contudo, a poluição difusa, provinda das águas de chuva que carregam resíduos para dentro dos lagos e os esgotos provindos dos contribuintes, estão assoreando os lagos, causando impactos para a flora, fauna e afetando a população.

Portanto, no presente projeto foram estudadas alternativas metodológicas para o desassoreamento dos lagos e escolhida a melhor solução, tanto econômica quanto ambientalmente. O projeto foi elaborado tendo como base as informações existentes e os atuais dados provenientes dos levantamentos topográficos, da caracterização geológica e química dos sedimentos e da caracterização ambiental.

Volume   I - Relatório Técnico e Anexos

Volume  II - Desenhos