Prefeitura recebe laudo técnico preliminar sobre ponte na rodovia Mábio Palhano

De acordo com o engenheiro perito, por ora no projeto estrutural não foram encontradas razões para o colapso da estrutura

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Obras, recebeu nesta sexta-feira (20) laudo técnico preliminar referente à ponte localizada na Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, sobre o Ribeirão Cafezal. Danificada pelas fortes chuvas ocorridas no dia 11 de janeiro, a estrutura está sendo avaliada por um engenheiro perito, para verificar se os estragos foram provocados pelo fenômeno climático, ou por falha de projeto ou execução da obra.

De acordo com o documento, não foram encontradas razões no projeto estrutural para o colapso da forma como ocorreu. A ponte foi analisada para as condições de cargas previstas em normas técnicas. Ainda segundo o laudo preliminar, uma investigação mais cuidadosa deve ser iniciada na ponte com a remoção dos escombros. Existem pontos que são inacessíveis no momento, como as fundações, que precisam ser investigados e analisados para se avaliar como foram executados.

No laudo técnico parcial, o perito enfatiza que este relatório apresenta conclusões preliminares, eliminando, no momento, falhas de concepção e de dimensionamento da estrutura como possível causa do colapso, e acrescenta que novas investigações devem ser conduzidas com a remoção cuidadosa dos escombros.

Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Walmir Matos, a retirada dos escombros terá início nesta semana. “Este serviço será realizado pela empresa responsável pela obra, e a previsão inicial de conclusão é de 40 dias”, informou.

Núcleo de Comunicação