Banner
   
Tamanho Texto

Busca

topo2017 ambiente

Sistema de Áreas Verdes

Share

Além da arborização de calçadas e canteiros, fazem parte do sistema de áreas verdes as praças, faixas sanitárias, fundos de vale, parques e áreas de preservação permanente (APP). A conservação e ampliação destas áreas são de suma importância para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida de uma cidade. Cada tipo de local tem normas específicas que devem ser respeitadas.

 

* Sempre consulte a SEMA antes de plantar ou erradicar uma árvore, principalmente em área pública.

 

São áreas públicas:

 

Praças: áreas verdes permeáveis delimitadas por meio fio e calçada, se destinam a atividades ao ar livre, de lazer, culturais entre outros. Todas as praças devem ser gramadas e devem conter árvores de grande porte a cada 100m2, ou seja, uma árvore a cada 10 metros. A muda para plantio deve ter 2,20 metros de altura e devem estar isentas de pragas e doenças. O tutor deve ser amarrado em x com o fuste da árvore.
Consulte a SEMA antes de plantar.

 

Faixas sanitárias: áreas contíguas às áreas de preservação permanente em Loteamentos aprovados após a Lei 11471/2011. Destina-se a implantação de Parques Lineares e infra-estrutura de lazer. Tem as mesmas normas de arborização de Praças.

 

Setor especial de fundo de vale: áreas contíguas à área de preservação permanente (APP) estendendo-se até a primeira via marginal (executada ou planejada), se destinam à conservação de áreas protegidas.

 

Área de Preservação Permanente (APP): áreas lindeiras a cursos d’água, nascentes e de declividade superior a 30%. A área de proteção de cursos d’água pode variar de acordo com o porte do rio/ribeirão, mas em média é de 30 metros em cada margem do rio/ribeirão, 50 metros de raio a partir da nascente e 100 metros em cada margem de mananciais de abastecimento. Estas áreas devem estar plenamente cobertas por floresta nativa (floresta estacional semidecidual).

Em caso de necessidade de recuperação de uma APP consulte a SEMA. As espécies utilizadas neste local devem ser exclusivamente nativas da floresta estacional, com 70% das espécies pioneiras ou secundárias iniciais e 30% secundárias nativas e climaceas (lista de espécies), devem ter 1 metro de altura e ocupar 6m2, ou seja, espaçamento 2x3 metros.

 

Parques: áreas destinadas a conservação, pesquisa e lazer. Nenhuma intervenção é permitida sem expressa autorização da SEMA ou órgão competente em caso de parques estaduais. Mais informações consulte a aba “Unidades de Conservação”.

 

Veja a lista dos parques e principais áreas verdes existentes no Município de Londrina.

 

Mais informações pelos telefones 3372-4762 / 3372-4763 ou diretamente na SEMA (Rua da Natureza, 155), das 12hs às 18hs, de segunda-feira a sexta-feira.

Acesso Fácil

Ambiente

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3617 visitantes