Banner
   
Tamanho Texto

Busca

bnr topo mobilidade londrina

Prefeitura testa veículos para o projeto SuperBus

Share

onibus.teste.VxP

Técnicos participaram de workshop sobre tecnologia veicular e analisaram os modelos de ônibus disponíveis no mercado

 

Durante a manhã de hoje (7), o prefeito Alexandre Kireeff, o assessor executivo para projetos especiais, Carlos Alberto Geirinhas, e técnicos da Prefeitura participaram de um workshop sobre tecnologia veicular para o projeto SuperBus, e de uma apresentação demonstrativa dos veículos que podem vir a ser utilizados no transporte coletivo de Londrina.

onibus.teste.V2Durante o encontro, os participantes coletaram informações técnicas sobre os ônibus e analisaram cada modelo conforme peso e altura veicular, capacidade de passageiros e outras informações importantes. Estes dados serão utilizados na finalização do projeto do SuperBus, que será entregue à Caixa Econômica Federal em junho.

“Nossa expectativa é que novas tecnologias sejam implementadas, o que resultará em mais qualidade no transporte com diminuição da velocidade conjugada com mais conforto para usuário e uma tarifa competitiva. Essas variáveis devem fazer parte da decisão e o modelo do veículo também, porque podemos ter grandes avanços em qualidade, mas retrocesso em termos de custos. Equilibrar isso é o mais importante, assim como garantir melhoria na qualidade do transporte, diminuição na velocidade de deslocamento e tarifa compatível com a capacidade de consumo do usuário”, explicou o prefeito.   

Nesta manhã, a Prefeitura recebeu três tipos de ônibus da Volvo, que eram veículos de piso baixo, de piso alto e híbrido. Os técnicos analisaram as especificações, que serão usadas para planejar as ações de infraestrutura como, por exemplo, a altura da calçada dos pontos de ônibus e a estrutura de pavimentação necessária para suportar o tráfego dos veículos, quantidade de paradas de ônibus, entre outras.

Prefeitura testa veículos para o projeto SuperBusGeirinhas explicou que o projeto está praticamente definido, mas os engenheiros têm algumas dúvidas e tudo isso vai depender dos ônibus escolhidos. “Por isso decidimos, ao invés de tomar decisões em cima de catálogos, convidar as empresas de ônibus para virem a Londrina mostrar seus modelos, assim desde já poderemos programar um piso adequado, através do peso do veículo cheio e vazio e número de viagens, por exemplo.”

O assessor executivo também explicou que a escolha do modelo não será feita agora, pois o momento é de coletar o máximo de informações possíveis para o projeto que será entregue em junho. Nos próximos dias, outras empresas irão demonstrar seus veículos em local e horário a serem definidos.

A superintendente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Inês Dequech, defendeu a importância de servidores e população participarem do projeto, porque a Prefeitura precisa desta pesquisa para escolher qual tecnologia veicular será implementada no SuperBus. “Porque nosso objetivo é um transporte de alta performance, que dê qualidade para o usuário, maior rapidez, e que seja melhor do que o de hoje”, comentou.

Hoje, os convidados testaram os veículos da Volvo e nos próximos dias a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) deixará os ônibus disponíveis em algumas rotas da cidade para uso da população. Os usuários poderão responder a um questionário e as respostas serão utilizadas para analisar a satisfação da população.

Participaram do workshop e da análise veicular os profissionais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), da Secretaria de Obras e Pavimentação, da CMTU, Sercomtel, Secretarias de Planejamento, Fazenda e Gestão Pública, Procuradoria, Caixa Econômica Federal, Ministério Público, além de autoridades, representantes das empresas de transporte coletivo de Londrina e entidades ligadas à área.

 

Fotos: Vivian Honorato

Acesso Fácil

Mobilidade Londrina

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 1494 visitantes
Banner de contato com a Mobilidade Londrina

Enquete

Qual é seu principal meio de transporte?