bnr topo mobilidade londrina

Prefeitura debate alinhamento estratégico do modal Superbus

Prefeito debate alinhamento do plano de mobilidade urbana de Londrina

Na manhã de hoje (26), o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, e o assessor executivo Carlos Alberto Geirinhas se reuniram com o presidente da Embarq Brasil, Luís Antonio Lindau, e técnicos da Prefeitura para esclarecer as ações do Alinhamento Estratégico do Modal Superbus. Durante o encontro, realizado no Clube de Engenharia, foi assinado o Protocolo de Intenções.

Os trabalhos dos técnicos começaram logo após a abertura solene e seguirão até às 18h de hoje (26). Amanhã (27), eles retornam aos debates às 9h e prosseguem até às 17h. A Embarq Brasil é uma organização não governamental (ONG) que auxilia governos e empresas no desenvolvimento e implantação de soluções sustentáveis para os problemas de desenvolvimento urbano e mobilidade. Já a Prefeitura de Londrina tem a preocupação com o desenvolvimento e a melhoria da mobilidade urbana e, por isso está ajustando o projeto para a demanda real londrinense.

“Assinamos um convênio com a ONG Embarq, que é especializada em mobilidade urbana e sustentabilidade das cidades. Nosso objetivo é incorporar a discussão do projeto Super Bus à excelência na discussão desta matéria para que o resultado final do nosso plano de mobilidade urbana garanta eficiência no transporte e custos compatíveis à operação, ou seja, eficiência e tarifas baratas”, esclareceu Kireeff.

O prefeito também explicou que a ideia do Superbus é viável desde que seja feita de forma adequada e buscando as melhores alternativas de implantação, o que tem sido feito pela Prefeitura. “Se não tivermos cuidado e não tomarmos as devidas precauções, corremos o risco de introduzir um sistema que seja muito eficiente sob o ponto de vista da velocidade de deslocamento e da abrangência, mas que terá um custo operacional elevado. Então, conciliar a eficiência da mobilidade com o custo operacional é o nosso o desafio e a Embarq veio nos ajudar nesse sentido”, disse.

O presidente da Embarq Brasil explicou que o encontro com os técnicos da Prefeitura, em que será debatido o projeto de mobilidade urbana, é uma preocupação constante em diversas cidades que encaminharam projetos ao governo federal.

“Nosso objetivo é realmente discutir o projeto para poder contribuir e aprimorá-lo. A preocupação com o equilíbrio econômico-financeiro é muito importante. É melhor pensar nisso agora do que depois, lá na frente, encontrar um problema. As cidades obviamente têm problemas de recursos e tentar fazer com que o transporte seja autofinanciado é importante. É preciso pensar em quanto vai custar a operação do sistema e de onde virão os recursos. Essa é uma discussão, no Brasil, que temos levado a frente”,  complementou Lindau.

Alinhamento Estratégico

O prefeito pretende instalar em Londrina um projeto de mobilidade urbana sustentável e que não onere tanto a tarifa de ônibus. De acordo com Carlos Geirinhas, um dos modelos mais recomendados em várias partes do mundo para cidades com a mesma demanda de Londrina é o BHLS. Ele já é utilizado em locais como Paris, Lisboa e Amsterdã, por exemplo.

O Super Bus é um ônibus com alta qualidade de serviço, moderno, que fará menos paradas, por isso será mais rápido que os convencionais, conta com ar condicionado e bancos de couro, sendo assim mais confortáveis para a população. A entrada e saída dos passageiros são realizadas pela direita como os ônibus habituais.

“Estamos estudando o realinhamento do modal BRT, porque o projeto que estávamos elaborando tinha como preocupação o transporte de grandes populações, de 60 mil usuários por dia e por trecho, o que não é o caso de Londrina. O custo operacional seria muito alto e se repercutiria na tarifa do ônibus. Nós estamos preocupados com um projeto de mobilidade, que dê à população mais comodidade e mais agilidade a preços interessantes. Nestes dois dias vamos trocar ideias com uma empresa que tem experiência no ramo, para criarmos um modelo ideal ao perfil de Londrina”, esclareceu o assessor executivo da Prefeitura.

Este foi o primeiro encontro em que se reuniram os técnicos das Secretarias de Obras e Pavimentação e Gestão Pública, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Clube de Engenharia, concessionários do transporte público de Londrina, Caixa Econômica Federal, Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e profissionais com expertise internacional na área de mobilidade urbana, como os da Embarq Brasil.

Sobre a Embarq Brasil

A Embarq Brasil integra a rede Embarq, que tem sede em Washington (EUA), dentro do World Resources Institute (WRI). É um grupo internacional de organizações colaborativas com foco em transporte e tem como patrocinadores a Fundação Shell e a Fundação Caterpillar.

No Brasil, trabalha com projetos de mobilidade sustentável em cidades de grande e médio porte, tais como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). As ações desenvolvidas passam por alinhamentos estratégicos de projetos Bus Rapid Transit (BRT), auditorias de segurança viária, workshops de marketing, missões técnicas e de imprensa, entre outros. No âmbito federal, destaca-se a parceria com o Ministério das Cidades com a capacitação dos municípios para a elaboração de planos de mobilidade urbana e qualificação de projetos do PA.

Fotos: Vivian Honorato

Mobilidade Londrina

Banner de contato com a Mobilidade Londrina

Qual é seu principal meio de transporte?