topo2017 educacao

Apoio Pedagógico
- Laura Célia Sant’Ana Cabral Cava
- Maria Regina da Costa Sperandio

A escola de jornada ampliada / educação integral não vê o sujeito apenas em seu aspecto cognitivo, mas sim nas suas multidimensões: psicológica, afetiva, ética, estética, política, entre outras possíveis, ou seja, possibilita que os alunos tenham acesso a outras linguagens, além do ensino formal articuladas ao currículo.

A educação integral em tempo integral, que é a proposta da SME de Londrina veio para estender a permanência diária do educando na escola, ampliar a área de conhecimento do mesmo e atender às necessidades educativas destes com experiências artísticas, culturais, esportivas, científicas e outras visando à melhoria de oportunidades e desempenho escolar.

Nas escolas de ampliação de jornada escolar de Londrina, temos as disciplinas do núcleo comum e também do núcleo diversificado.

BASE COMUM – ENSINO FORMAL

• Língua Portuguesa,
  • Matemática,
  • História,
  • Geografia,
  • Ciências,
  • Arte,
  • Ed. Física.

PARTE DIVERSIFICADA – OFICINAS PEDAGÓGICAS

• Linguagem Oral, Escrita
  • Linguagem Artística, Lúdica e Esportiva
  • Formação Socioambiental e Tecnologia

Dentro da parte diversificada contamos com diferentes oficinas pedagógicas. Além das oficinas ofertadas pelo Programa Municipal, temos também o Programa Mais Educação que é uma estratégia do Governo Federal para a implantação da Educação Integral em todo Brasil.

As escolas de Ampliação de Jornada Escolar e Educação Integral de Londrina contam com:

fig3fig4fig5

Clique e veja: ESCOLAS MUNICIPAIS COM AMPLIAÇÃO DE JORNADA ESCOLAR

fig6

Caso queira conhecer mais de perto a dinâmica destas escolas municipais com Ampliação de Jornada Escolar veja as Diretrizes Curriculares de Ampliação de Jornada Escolar.

Diretrizes Pedagógicas - Ampliação de Jornada - 2015