Semana Nacional do Livro e da Biblioteca tem vasta programação em outubro

semana.nacional.livro.

Município realiza exposições, palestras, debates e oficinas literárias durante todo o mês; atividades integram as comemorações dos 80 anos de Londrina

Entre os dias 23 e 29 de outubro, é comemorada oficialmente a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Antecipando as celebrações, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, preparou várias atividades literárias que serão realizadas durante todo o mês nas bibliotecas municipais da cidade. A programação especial inclui exposições, visitas monitoradas, oficinas, palestras, encontros temáticos, sessões de cinema, lançamentos e distribuição de livros, contação de histórias e brincadeiras de leitura. As atividades são gratuitas e foram idealizadas pela Biblioteca Municipal de Londrina em parceria com a Biblioteca Infantil e o Museu de Arte. A programação faz parte das festividades do 80º aniversário de Londrina.

Para a coordenadora de Programação e Extensão da Biblioteca Municipal, Ana Cristina Mischiati,  a diversidade dos eventos que acontecem em outubro sugere uma oportunidade para que o público se aproxime mais das ações culturais desenvolvidas nas bibliotecas. “É uma chance de trocar informações com muita gente e obter conhecimentos sobre várias áreas”, diz.

Sobre o  slogan “Ocupe a Biblioteca”, que marca as atividades literárias no Município, a coordenadora explicou que o mesmo é utilizado desde 2012, nos trabalhos desenvolvidos pela Biblioteca Municipal. “A ideia é convidar a população para ocupar de verdade as bibliotecas, para que mostrem sua arte, participem mais e utilizem este que é, além de um local de livros, um espaço cultural.”

Programação

BibliotecaLJPNa Biblioteca Pública Municipal de Londrina (avenida Rio de Janeiro, 413) vai até o dia 31 uma exposição de arte com produções dos alunos da Escola Educativa, de 3 a 7 anos. Os trabalhos ficam expostos ao público durante o dia todo. Na quinta-feira (9) haverá em três sessões - às 10h30, 14h30 e 16h30 - a apresentação do livro “Fada de Botas” com a participação da autora Fernanda Salgueiro, que fará um contação de história para crianças. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo 3371-6550. Nos dias 13, 20 e 27 o Programa Folha Cidadania promove visitas monitoradas à Biblioteca voltadas a alunos e educadores.

A exposição Memória e Recordação em homenagem à Nitis Jacon segue aberta ao público até o dia 20. Encontro com o Clube Filatélico de Londrina para colecionadores e demais interessados ocorre no dia 18, às 9h. De 21 a 31 de outubro ficará exposta a Série Rabiscos e Crianças do Mundo, da artista plástica Elianara Raquel de Almeida. O lançamento do livro “Keki Rolou: o rock 80 de Londrina”, escrito por Ricardo Abe, será no dia 23 às 19h. No dia 30, às 16h, será realizada no Teatro Zaqueu de Melo a palestra Samba na escola: ensino-aprendizagem através da canção brasileira, ministrada por Juliana Barbosa e Valdir Grandini.

“Este ano estamos ampliando a programação com a participação de outras bibliotecas municipais da cidade, entre elas as da Vila Nova, Lupércio Luppi (região norte) e Biblioteca de Artes Francisca Campina Garcia Cid (centro). Elas também realizarão várias atividades como palestras, sessões, oficinas e lançamentos”, contou Ana Cristina.

A Biblioteca Pública Municipal de Londrina atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e em outubro, especialmente aos sábados, dias 11 e 18, das 8h às 13h.

Programação completa

Biblioteca Municipal de Londrina

8 de setembro a 20 de outubro
Exposição Memória e Recordação em homenagem à Nitis Jacon