Diretoria de Ação Cultural

Diretoria de Ação Cultural

Desde 1969, o segmento cultural londrinense conta com um trabalho realizado pela administração direta voltado à Ação Cultural, inicialmente enquanto atividades do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura em 1992, esta Ação Cultural passa a ser realizada por um Departamento de Ação Cultural, estabelecendo-se enquanto Diretoria de Ação Cultural pela Lei nº 7302 de 30 de dezembro de 1997.

A Diretoria de Ação Cultural é responsável pela administração do Teatro Zaqueu de Melo, Museu de Arte de Londrina - MAL, Centro Cultural da Região Norte – CCRN, e Centro Unificado de Artes – CEU, da Região Oeste.

Tem como missão contribuir para a universalização dos meios de acesso e produção de bens culturais, por meio da realização, articulação, apoio e oferta de atividades e disponibilização de espaços em seus equipamentos, para que grupos artísticos, instituições e agentes culturais desenvolvam seus projetos.

Oferece programas de visitas mediadas e orientação à consulta dos acervos das bibliotecas Lupércio Luppi (CCRN), Francisca Campinha Garcia (MAL) e biblioteca do CEU, destinados ao atendimento de públicos variados, tais como: escolares, universitários e pesquisadores.

Além disso, recebe e atende tanto o público espontâneo que participa ou prestigia os eventos programados em seus equipamentos, quanto aqueles que eventualmente são organizados em escolas, praças e demais espaços públicos.

Desenvolve atividades educativas e de fruição e circulação cultural, de forma a colaborar para consolidar a cultura como política pública e direito dos cidadãos.

Objetivos específicos:

1)Administrar os equipamentos Museu de Arte de Londrina, Centro Cultural da Região Norte e Teatro Zaqueu de Melo;
2)Realizar ações com vistas ao atendimento do público frequentador desses equipamentos, assim como da comunidade em geral;
3)Elaborar, realizar, acompanhar e avaliar ações, eventos e projetos culturais;
4)Realizar ações em parceria ou de apoio à iniciativa cultural e artística de grupos ou instituições do município, ou de outras localidades, e que tenham por objetivo o atendimento da população em geral ou de públicos específicos;
5)Atender as solicitações de agendamento dos espaços afetos à diretoria para fins de realização de temporadas, apresentações, exposições, cursos, oficinas, e outras atividades, e efetuar, quando for o caso, o acompanhamento e apoio à essas programações;
6)Registrar os dados referentes ao atendimento dos serviços prestados, definindo indicadores e metas;
7)Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas, e órgãos da administração direta e indireta para a realização de ações, projetos e estratégias de trabalho afetas à área da cultura e das artes;
8)Acompanhar e avaliar dos processos de trabalho dos setores;
9)Criar e implantar procedimentos padronizados e instrumentos que favoreçam a organização e o fluxo de informações interno e externo;
10)Divulgar, por meio de contato com o Núcleo de Comunicação da prefeitura, as atividades produzidas ou organizadas pela equipes da diretoria de ação cultural, assim como pelos parceiros, proponentes e instituições culturais de modo a facilitar o acesso da população às ações programadas, etc.

DIRETORIA DE AÇÃO CULTURAL
Localização atual:  Praça Primeiro de Maio, 110
CEP:  86010-100 - Londrina - Paraná
Atendimento: segunda a sexta das 12h às 18h
Fone: (43) 3371-6600
Email: acaocultural@londrina.pr.gov.br

Locais administrados

frentecatalogomuseu Copy

Museu de Arte de Londrina

Biblioteca Especializada em Arte

Endereço: Rua Sergipe, 640 – Centro

Atendimento: Segunda à sexta, das 13h às 18h.
Email: museu@londrina.pr.gov.br

CENTRO CULTURAL NORTE CORTE- fachada V Copy

Centro Cultural da Região Norte

Endereço: Av. Saul Elkind, 790 – Conj. Maria Cecília.
Atendimento: Segunda à sexta, das 12h às 18h.
Email: cultural.norte@londrina.pr.gov.br
Coordenador: Carlos Antônio Delfino
teatro zaqueu noite Copy

Teatro Zaqueu de Melo

Localização: Av. Rio de Janeiro, 413 – Centro.
Atendimento no teatro:
Terça à sábado das 17h as 22h.
Informações: Segunda à sexta, das 13h às 18h.
Email: teatro@londrina.pr.gov.br