Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Servidor municipal lança livro “1963-O Paraná em chamas”

Share

O autor vai destinar 200 livros para bibliotecas municipais e escolas estaduais

O geógrafo e servidor municipal José Luiz Alves Nunes lança, na próxilivro.parana em chamas.Dma quinta-feira (7), o livro “1963-O Paraná em chamas”. A cerimônia será às 20 horas, na Vectra Store, localizada na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.225. O autor integra a equipe de Geoprocessamento do Instituto de Planejamento Urbano de Londrina(IPPUL).

“1963-O Paraná em chamas” traz a história de um incêndio florestal que ocorreu há cinquenta anos no Paraná.   Foram 3 anos de trabalho que incluiu pesquisas em mais de 1000 documentos, entre periódicos, estudos acadêmicos, arquivos eletrônicos, relatórios governamentais além de entrevistas com jornalistas, profissionais agrônomos da época e integrantes da Defesa Civil do Paraná.

O resultado é um livro com 204 páginas, 76 ilustrações, além de gráficos, tabelas e um encarte especial, com áreas atingidas pelos incêndios e outras informações correlatas.

Nunes contou que a ideia nasceu de uma fotografia do engenheiro agrônomo Armínio Kaiser, que atuava no Instituto Brasileiro do Café (IBC) à época. Nela, crianças enfileiradas na beira de uma estrada, próxima a Munhoz de Melo e Astorga rezavam para que Deus mandasse a benção das chuvas.

Para Nunes o tema é importante já que dois milhões de hectares de florestas, plantações e pastagens foram destruídas configurando no maior incêndio florestal por área devastada em todo mundo até hoje. O número de vítimas é inconclusivo, mas seguramente superou uma centena de pessoas.

O autor vai destinar 200 livros para serem utilizadas em bibliotecas municipais e escolas estaduais de Londrina. A tiragem inicial do livro é de 1000 exemplares, que serão comercializados nas Livrarias Curitiba, no Shopping Catuaí e no Sebo Capricho, no centro, ao preço de R$ 34,90.

Este é o segundo livro do autor, que escreveu "Londrina! Cidade de braços abertos – o olhar de um pé vermelho da segunda geração” que contou com 152 páginas, 71 fotos e nove ilustrações. Nele o leitor teve a oportunidade de conhecer fatos que recuperam a história de Londrina.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 1693 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao