Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Obra de Marinósio Filho é relançada nesta quinta-feira

Share

“Dos Porões da Delegacia de Polícia” foi reeditada; o livro revisita as coberturas jornalísticas realizadas pelo autor para o jornal “O Combate”

“Dos Porões da Delegacia de Polícia”, escrito pelo jornalista Marinósio Filho, será lançado nesta quinta-feira (25), às 19h30, no saguão da Acil, que fica na Rua Minas Gerais, 297. A reedição do livro teve o patrocínio do Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura. 

Publicado originalmente em 1979, o livro revisita as coberturas jornalísticas realizadas pelo autor para o jornal “O Combate”. Segundo o organizador da reedição, Tony Hara, a primeira parte da obra é uma rememoração dos crimes, das histórias e personagens da zona do meretrício da cidade entre as décadas de 1940 e 1950.   

“O jornalista, boêmio, conversou com gente de todas as laias e tipos. Muitas histórias foram recolhidas nos plantões das delegacias de polícia, assim como nas rodas boêmias, sempre animadas pela fofoca e pelos comentários indiscretos sobre a vida pública ou mesmo íntima das pessoas”, disse Hara.

Na segunda parte do livro, Marinósio Filho retratou casos de tortura praticados pela polícia local durante a década de 70, nos anos da ditadura militar. “Se nas décadas anteriores as prostitutas e os desocupados representavam o papel de indivíduos perigosos, a partir dos anos 70 os pequenos delinquentes se tornaram a principal clientela da polícia. Surgiu a ideia ‘bandido bom é bandido morto’, exaustivamente repetida por jornalistas e até mesmo por autoridades políticas”, explicou o organizador do livro.

Havia a imprensa que defendia abertamente as ações dos grupos de extermínio no Rio de Janeiro e em São Paulo. Marinósio Filho, por sua vez, denunciou os casos de tortura e abusos de poder praticados por agentes da lei. “Ele fazia parte de um grupo minoritário que repudiava a polícia que prendia, julgava, torturava e matava”, finalizou Hara.

 

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2070 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao