Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Procon divulga balanço dos 200 primeiros dias de governo

Share

Rodrigo  Brum Silva considerou a reestruturação do Órgão, os Termos de Ajustamento de Conduta e a celeridade dada ao processo do atendimento como realizações de destaque

Completando os primeiros 200 dias de governo, as secretarias e órgão municipais estão avaliando o desenvolvimento de suas pastas e apontando suas maiores conquistas e realizações. O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) também divulgou o seu balanço.

O coordenador do Procon, Rodrigo Brum Silva, lembrou a falta de estrutura que encontrou ao assumir o Órgão em janeiro de 2013. “O Procon estava com muitos problemas. Faltava conforto aos usuários, com nossas instalações muito antigas, cadeiras, guichês de atendimento e bancos avariados, as condições de trabalho eram precárias, os computadores defasados. Tivemos que fazer uma varredura, selecionar o que podia ser aproveitados, reestruturar o Órgão e desenvolver um trabalho de produção e organização de documentos internos e de interesse ao consumidor.”

Silva disse que passado 200 de administração o Procon está em melhores condições. Ele lembrou que o Procon recebeu uma doação estimada em cerca de R$ 30 mil em mobiliário do Banco do Brasil. A doação incluiu 47 cadeiras, seis sofás, três balcões tipo guichê, sete mesas pequenas, sete armários para arquivo de pastas pequenas e três balcões para arquivo. Também recebeu da Caixa Econômica Federal 15 computadores seminovos e dois televisores 29 polegadas.

Silva ressaltou que o Procon atuou incisivamente para que as empresas que não tivessem sua situação regularizada não pudessem continuar comercializando e lesando o consumidor. Para regularizar a situação dessas empresas, o Órgão celebrou os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com elas, o que trouxe melhorias para o usuário. Os TACs determinam o comprometimento da empresa de não gerarem mais ações que resultam em multas e reclamações dos usuários sob pena de multas diárias, além de doações em pagamento realizadas ao Procon de diversos materiais necessários para o seu funcionamento.

O coordenador do Procon apontou as diversas ação de fiscalização e autuação em diferentes estabelecimentos comerciais da cidade, como bancos e supermercados, sempre agindo em acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Os servidores e estagiários do Procon receberam cursos sobre o Código de Defesa do Consumidor e também sobre atendimento ao público.
Ao longo desses 200 dias o Procon já recebeu  um total de 3.380 processos, sendo que 880 já foram resolvido, 1.932 já estão em trâmite aguardando a manifestação das partes e 568 estão na Gerência de Fiscalização para avaliação. Isso representa um número de mais de 60 por cento de reclamações resolvidas.

Silva avaliou o início de trabalho como positivo. “Conseguimos, através de doações e dos TACs, uma condição melhor de trabalho, tanto para os funcionários como para os usuários. Realizamos cerca de 90 atendimentos por dia e precisamos oferecer ao usuários um serviço de qualidade e instalações adequadas. Diminuímos o tempo de espera que era de quatro horas para trinta minutos, temos transparência e qualidade no serviço. Estamos buscando sempre solucionar os problemas.”

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2100 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao