Cônsul-Geral da China visita Londrina

Intuito da visita foi conhecer a produção agrícola e agropecuária da região norte do Paraná para possíveis parcerias entre os países

consul.china.NPO prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, recebeu hoje (17), às 9h, o Cônsul-Geral da China em São Paulo, Sun Rongmao, que veio à cidade para conhecer as indústrias agropecuárias da região e estabelecer possíveis parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e da China.

Esta foi a primeira vez em que o cônsul-geral visitou Londrina e, de acordo com ele, a escolha pela cidade se deu após pesquisar sobre agropecuária e agricultura brasileira. Isso porque há quatro anos a China se tornou o maior investidor no Brasil.

“Os maiores destinos de empresários chineses são Rio de Janeiro e São Paulo, mas podemos fazer muito mais em diferentes setores como os existentes aqui. Encontramos alguma dificuldade com a importação de lacticínios e carnes. Os chineses consomem em média cinco quilos de carne per capita, por ano, sendo que das 620 milhões de toneladas de carne consumidas, nós importamos 52%, o que é uma vantagem para cidades que produzem alimentos, porque com o aumento da população precisamos cada vez mais de comida”, disse Rongmao.

consul.china.N2Durante o encontro, Kireeff explicou aos visitantes que Londrina conta com uma produção importante de café, soja e frango, além de ser a segunda maior produtora de trigo do Brasil. O prefeito também mencionou os institutos de pesquisa agropecuária com sede na cidade como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

“Quando se fala em agropecuária, Londrina é o lugar certo para se visitar, porque contamos com importantes produções aqui e institutos que investem em pesquisas e melhoramentos genéticos como a Embrapa e o Iapar. Isso explica a qualidade agropecuária da nossa região. Além disso, 60% dos produtos exportados aqui são ligados ao café e os outros 40% são soja e carne. Produzimos também alimenconsul.china.N3tos de clima temperado e tropical e contamos com uma agricultura de pequenos produtores muito diversificada”, afirmou o prefeito.

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Veronesi, lembrou que a China é a maior parceira comercial de Londrina, pois exporta mais de U$ 400 milhões de dólares em produtos da área agropecuária para esse país. “A China é a nossa maior parceira comercial, já a Itália, que é a segunda maior, adquire um volume de produtos quatro vezes menor do que os chineses”.

Após a visita ao gabinete do prefeito, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Casanova Júnior, acompanhou os visitantes a empresas ligadas à área agropecuária.

Fotos: N.com

Núcleo de Comunicação