Prefeito institui Centenário de Nascimento de Dom Geraldo Fernandes Bijos

Primeiro bispo e arcebispo de Londrina é homenageado por ações realizadas em prol do desenvolvimento da cidadeO prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, assinou na manhã de hoje (24), em seu gabinete na Prefeitura, a Lei n° 11.846 que estabelece o ano de 2013 como o ano do centenário de nascimento de Dom Geraldo Fernandes Bijos. O religioso assumiu a arquidiocese de Londrina em 17 de fevereiro de 1957, a qual dirigiu e destacou-se por aumentar consideravelmente os vicentinos e fundar a Congregação das Irmãs Claretianas, que ajudam os menos favorecidos, além de terminar a Catedral e construir outros templos religiosos. Dom Geraldo faleceu em 29 de março de 1982.

Durante a solenidade, o prefeito disse estar feliz por ocupar o cargo de chefe do Poder Executivo e por poder retribuir, através do reconhecimento instituído em Lei, as ações realizadas em prol de Londrina, por Dom Geraldo. “Hoje, Londrina, que é uma cidade com 78 anos, começa a reconhecer e a resgatar as personagens que ajudaram a cidade a crescer, se desenvolver e a chegar onde chegou. Dom Geraldo é uma personalidade que prestou serviços não só na ótica religiosa, mas para o desenvolvimento como um todo da cidade”, esclareceu.O trabalho de Dom Geraldo se destacou pelo engajamento social e político. Era presença constante nos eventos da cidade como inaugurações, exposições, recepção de personagens ilustres e participava das reivindicações da região. Juntamente com os bispos paranaenses, participou da criação da Frente Agrária Paranaense para a promoção social e conscientização do homem do campo.

O representante de Dom Orlando Brandes, o Monsenhor Bernardo Carmel Gafá, vigário-geral da arquidiocese de Londrina, lembrou das obras realizadas por Dom Geraldo na área da educação. “Dom Geraldo era um homem de grande capacidade intelectual, religiosa e espiritual e que estava envolvido em diversas áreas da sociedade como no surgimento da Universidade Estadual de Londrina. Foi ele quem foi à capital conversar com o governador para trazer as faculdades para a cidade e foi quem cedeu o espaço da igreja para a implantação dos cursos. Este momento resgata e reconhece a grandeza dessa pessoa”, afirmou.

Entre as ações do homenageado está a sua participação direta nos primeiros cursos superiores, pois ele foi convidado a lecionar Direito Romano no curso de Direito, função que exerceu até a sua aposentadoria. Ainda no campo da educação, organizou escolas radiofônicas para alfabetizar e conscientizar o trabalhador rural, o chamado “Movimento de Educação de Base “(MEB)”. Para isso foi fundada a Rádio Alvorada.

A vice-presidente da Congregação das Missionárias Claretianas, Irmã Aparecida de Lourdes Arado, agradeceu a Prefeitura e a Câmara Municipal pela instituição do Centenário. “É justa e merecedora esta homenagem que a Prefeitura e a Câmara fazem ao primeiro bispo e arcebispo de Londrina. E nós da Congregação Claretianas, formada por ele e por Madre Leônia Milita, só temos a agradecer esse reconhecimento. Essa homenagem preservará a imagem de Dom Geraldo e seu trabalho de doação pela cidade”, disse.

Participaram da solenidade os representantes do secretariado municipal, os vereadores Roberto Kanashiro, Lenir de Assis, Elza Correia e Gerson Araújo, as irmãs da Congregação das Missionárias Claretianas, representante da comissão organizadora das atividades alusivas ao centenário de Dom Geraldo, JB Faria, vice-presidente da ACIL, Luiz Carlos Adati, diretor da PUC-PR campus Londrina, Charles Vezozzo, superintendente da Infraero, Marcus Vinícius Rezende Pio, e a presidente do Provopar, Mildred Bueno.

Fotos: Núcleo de Comunicação.

Núcleo de Comunicação