Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Prefeito institui Centenário de Nascimento de Dom Geraldo Fernandes Bijos

Share

Primeiro bispo e arcebispo de Londrina é homenageado por ações realizadas em prol do desenvolvimento da cidade

Primeiro bispo e arcebispo de Londrina é homenageado por ações realizadas em prol do desenvolvimento da cidadeO prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, assinou na manhã de hoje (24), em seu gabinete na Prefeitura, a Lei n° 11.846 que estabelece o ano de 2013 como o ano do centenário de nascimento de Dom Geraldo Fernandes Bijos. O religioso assumiu a arquidiocese de Londrina em 17 de fevereiro de 1957, a qual dirigiu e destacou-se por aumentar consideravelmente os vicentinos e fundar a Congregação das Irmãs Claretianas, que ajudam os menos favorecidos, além de terminar a Catedral e construir outros templos religiosos. Dom Geraldo faleceu em 29 de março de 1982.

Durante a solenidade, o prefeito disse estar feliz por ocupar o cargo de chefe do Poder Executivo e por poder retribuir, através do reconhecimento instituído em Lei, as ações realizadas em prol de Londrina, por Dom Geraldo. “Hoje, Londrina, que é uma cidade com 78 anos, começa a reconhecer e a resgatar as personagens que ajudaram a cidade a crescer, se desenvolver e a chegar onde chegou. Dom Geraldo é uma personalidade que prestou serviços não só na ótica religiosa, mas para o desenvolvimento como um todo da cidade”, esclareceu.

Durante a solenidade, o prefeito disse estar feliz por ocupar o cargo de chefe do Poder Executivo e por poder retribuir, através do reconhecimento instituído em Lei, as ações realizadas em prol de Londrina, por Dom Geraldo. “Hoje, Londrina, que é uma cidade com 78 anos, começa a reconhecer e a resgatar as personagens que ajudaram a cidade a crescer, se desenvolver e a chegar onde chegou. Dom Geraldo é uma personalidade que prestou serviços não só na ótica religiosa, mas para o desenvolvimento como um todo da cidade”, esclareceu.O trabalho de Dom Geraldo se destacou pelo engajamento social e político. Era presença constante nos eventos da cidade como inaugurações, exposições, recepção de personagens ilustres e participava das reivindicações da região. Juntamente com os bispos paranaenses, participou da criação da Frente Agrária Paranaense para a promoção social e conscientização do homem do campo.

O representante de Dom Orlando Brandes, o Monsenhor Bernardo Carmel Gafá, vigário-geral da arquidiocese de Londrina, lembrou das obras realizadas por Dom Geraldo na área da educação. “Dom Geraldo era um homem de grande capacidade intelectual, religiosa e espiritual e que estava envolvido em diversas áreas da sociedade como no surgimento da Universidade Estadual de Londrina. Foi ele quem foi à capital conversar com o governador para trazer as faculdades para a cidade e foi quem cedeu o espaço da igreja para a implantação dos cursos. Este momento resgata e reconhece a grandeza dessa pessoa”, afirmou.   

Entre as ações do homenageado está a sua participação direta nos primeiros cursos superiores, pois ele foi convidado a lecionar Direito Romano no curso de Direito, função que exerceu até a sua aposentadoria. Ainda no campo da educação, organizou escolas radiofônicas para alfabetizar e conscientizar o trabalhador rural, o chamado “Movimento de Educação de Base “(MEB)”. Para isso foi fundada a Rádio Alvorada.

A vice-presidente da Congregação das Missionárias Claretianas, Irmã Aparecida de Lourdes Arado, agradeceu a Prefeitura e a Câmara Municipal pela instituição do Centenário. “É justa e merecedora esta homenagem que a Prefeitura e a Câmara fazem ao primeiro bispo e arcebispo de Londrina. E nós da Congregação Claretianas, formada por ele e por Madre Leônia Milita, só temos a agradecer esse reconhecimento. Essa homenagem preservará a imagem de Dom Geraldo e seu trabalho de doação pela cidade”, disse.

Participaram da solenidade os representantes do secretariado municipal, os vereadores Roberto Kanashiro, Lenir de Assis, Elza Correia e Gerson Araújo, as irmãs da Congregação das Missionárias Claretianas, representante da comissão organizadora das atividades alusivas ao centenário de Dom Geraldo, JB Faria, vice-presidente da ACIL, Luiz Carlos Adati, diretor da PUC-PR campus Londrina, Charles Vezozzo, superintendente da Infraero, Marcus Vinícius Rezende Pio, e a presidente do Provopar, Mildred Bueno. 

Fotos: Núcleo de Comunicação.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2169 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao