topo2017 saude

Odontologia

Desde abril de 2002, a Maternidade conta com um programa pioneiro relacionado à saúde bucal.

Orientação às mães durante o período de internação sobre a importância dos cuidados à saúde bucal do bebê e família, para prevenir o aparecimento de doenças bucais. Um enfoque especial é dado ao aleitamento materno com intuito de evitar hábitos nocivos e promover o bom desenvolvimento das arcadas dentárias do bebê.

Etapas do Programa Odontológico na Maternidade

1-Informando e motivando a mãe: a TSB Clarice orienta a importância da escovação e uso adequado do fio dental para a prevenção das doenças da boca, como a cárie, doença periodontal, etc.

odontologia gestante

2-Primeira Higiene no bebê: após orientação, a mãe acompanha a demonstração da limpeza na cavidade oral do bebê e em seguida realiza a higiene.

odontologia para recém nascido

3-Escovação supervisionada: as mães são orientadas sobre a forma correta de higiene de seus dentes. Recebem um Kit contendo escova de dente, fio dental, creme dental e material informativo.

odontologia para gestante

4-Extensão do Programa: os bebês são encaminhados às Unidades de Saúde integradas ao Programa Saúde da Família, onde receberão atenção especial.

Foto sobre odontologia para recém nascido

5-Amamentação e a Odontologia: o aleitamento materno é importante para a Saúde Bucal, uma vez que a sua prática irá influir em questões como a cárie dentária, má oclusão, deglutição atípica, crescimento-oro-facial e respiração bucal.  A orientação sobre a sucção não-nutritiva, especificamente dedo e chupeta, deve levar em conta que o bebê que mama no peito de forma adequada e por tempo suficiente tem menos chances de adquirir esses hábitos.

Foto sobre odontologia para recém nascido