Banner
   
Tamanho Texto

Busca

topo2017 saude

Aleitamento Materno

Share

O Aleitamento Materno é estimulado na primeira hora após o nascimento (sucção precoce na sala de parto/cesárea), fortalecendo o vínculo afetivo mãe-filho. A separação do binômio nesta primeira hora é considerada um importante fator de quebra no estabelecimento deste vínculo e conseqüentemente reflete no processo do aleitamento materno efetivo. Por isso, a primeira higienização do recém-nascido é realizada próximo à sala de parto/cesárea somente após o término dos respectivos procedimentos, para que a paciente e seu acompanhante possam registrar este momento. Após, o binômio é encaminhado ao setor de Alojamento Conjunto, se não apresentar nenhuma intercorrência ou risco.

A involução das alterações ocorridas no organismo decorrentes da gestação começa a acontecer no puerpério, fato este que intensifica as transformações emocionais. As mulheres passam a ser mães gerando dúvidas e ansiedades, entre outros sentimentos. É neste período que a mãe terá a vivência de amamentar, de cuidar de seu filho, colocando em prática o que aprendeu e o que sabe.
O período de amamentação necessita de apoio da família, da comunidade e dos Serviços de Saúde, sendo este último fundamental na detecção de problemas e intervenção a fim de evitar o desmame precoce.

O puerpério pode apresentar situações patológicas específicas como também pode ser um período no qual se detecta doenças de risco preexistentes.
O acompanhamento no período do puerpério imediato se faz necessário para facilitar a identificação precoce de complicações advindas do parto, possibilitando a realização de reforço oportuno das orientações recebidas durante a internação.
Todos os dias são realizadas reuniões com as mães, onde uma funcionária do Posto de Coleta e Manejo de Leite Humano bate um papo com elas sobre o aleitamento materno, verificando quais as que ainda possuem alguma dúvida e discutindo o problema entre todas.

 

foto da instrutora de aleitamento materno          foto do casal com a mãe amamamentando

Acesso Fácil

Saúde

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2252 visitantes