Banner
   
Tamanho Texto

Busca

first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop

Músico Aldo Moraes é novo secretário municipal de Cultura

Share
Músico Aldo Moraes é novo secretário municipal de Cultura

Prefeito empossou o londrinense, ontem, em solenidade no jardim Alpes; também foi reconduzida ao cargo de secretária de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi


O prefeito Barbosa Neto anunciou e já deu posse no cargo de secretário municipal de Cultura, ontem (7), no período da noite, ao músico e escritor londrinense, Aldo Moraes, 42 anos. Ele substituiu Leonardo Ramos, que deixou o cargo na última sexta-feira. O prefeito também aproveitou a oportunidade, e reconduziu ao cargo de secretária de Políticas para as Mulheres, a servidora municipal Sueli Galhardi.

A solenidade de posse foi durante a inauguração da 57ª academia ao ar livre, a 13ª mesa de pingue pongue, no jardim Alpes, na região norte. Além do prefeito Barbosa Neto, os vereadores Jairo Tamura, Sebastião dos Metalúrgicos e Rodrigo Gouveia, secretários municipais e populares prestigiaram o novo secretário.

Também esteve presente a comunidade cultural, demonstrando a aprovação ao nome indicado pelo prefeito. Entre eles, o cantor Ivo Pessoa, MC Rei, representantes das escolas de samba Explode Coração e Gaviões Londrinenses, Escola de Circo, entre outros agentes culturais.

O novo secretário municipal de Cultura, Aldo Moraes, disse que o desafio em administrar a cultura é de ouvir as pessoas, ser democrático e viabilizar projetos de incentivos que espalhem a cultura por todas as regiões da cidade e, principalmente, na periferia. “Vamos inovar com um forte diálogo com o movimento cultural”, afirmou. Ele lembrou ainda do compromisso de começar o Teatro Municipal.

O prefeito Barbosa Neto comentou que o secretário Aldo Moraes reúne todas as qualidades de quem vem do movimento cultural. Informou que vai garantir os recursos necessários para a realização de um grande circuito cultural e que Londrina vai receber nos próximos dias, o programa Agentes Culturais, do Ministério da Cultura. “Também vamos entregar as novas adaptações no Centro Cultural Lupércio Luppi”, destacou.

Currículo

Músico Aldo Moraes é novo secretário municipal de CulturaAldo Moraes estudou teoria musical, flauta e harmonia com Maestro Gervásio Basílio (1987 a 1993) e Roberto Gnatalli (1998) e Nei Carrasco (1995). Fez estudos de regência, harmonia e composição com José Eduardo Grammani (1993); Hans Joachin Koelreutter (1993/1995); Oilian Lanna (1993) e Mário Loureiro (1995/96).

Em 2001, participou de workshops com Naná Vasconcelos, Arrigo Barnabé e Guinga, durante o Festival de Música de Londrina. Desde 1993, apresenta peças instrumentais (sobretudo choros e valsas) e de câmara em concertos no Brasil e exterior. Foi premiado como compositor em 1994 no Concurso da Academia Mozarteum, na Áustria; em 2001, no VII Encontro de Compositores Latino-Americanos, em Porto Alegre/RS e em 2003, na Fundação Peter Mieg, na Suíça.

Foi jurado de samba de enredo do Carnaval 2001, 2008 e 2009 de Londrina, convidado pela Secretaria Municipal de Cultura e coordenador artístico das edições 2010 e 2012 do Carnaval de Londrina.

Em 1999, criou o Instituto Cultural Arte Brasil e o Batuque na caixa, programa de educação musical de música brasileira que já atendeu 5.600 crianças de Londrina, de forma totalmente gratuita. Com o grupo Batuque na caixa, participou de mais de 300 shows em varias cidades do Paraná e do Brasil, com repertório de samba e MPB. Recebeu as condecorações Zumbi dos Palmares (2003) e Voto de Louvor da Assembléia Legislativa do Paraná (2009) por seu trabalho social e em prol da música brasileira.  O Batuque na caixa recebeu o selo de certificação do Unicef em 2011, concorrendo com 2.922 projetos nacionais e também é parceiro do Rock in Rio, por sua seriedade e alcance social e cultural.

Com peças de câmara executadas na Itália, França, Espanha, Estados Unidos, Brasil e Argentina, lançou os CDs: Twin Sounds (música incidental para teatro) 1996; Gestos (piano solo) 2001; Arte Brasilis/Batuque na caixa (Compositor e Arranjador) 2002; Amor de Invenção (Canções) 2007; Poemas do Amanhecer – 2008.

Também escritor, lançou os livros Casassanta (Clube de Autores) 2011; Poemas do Amanhecer (Clube de Autores) 2011 e Contos Extra-Ordinários (Clube de Autores) 2012.  Aldo Moraes é Verbete no livro “Presença Negra” de Idalto José de Almeida, Atrito Art Editora, 2004, Londrina/PR e no Dicionário Cravo Albin, de MPB.

Fotos: Luiz Jacobs

Mais Notícias

Programação cultural do aniversário de Londrina termina na segunda-feira (10)

As atrações culturais disponíveis na cidade podem ser vistas pelo aplicativo Londrina Cultura

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Centrolab passa a atender em novo endereço

Na próxima semana, o Laboratório Municipal será transferido para a Rua Maranhão, para início da reforma do prédio atual

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Conselho da Criança e do Adolescente realiza nova plenária

 Encontro será na sede da Guarda Mirim e tem como objetivo trabalhar as 66 propostas restantes da X Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Lago Norte recebe ação educativa da CMTU neste sábado (8)

Iniciativa inclui abordagens, entrega de panfletos e a realização de jogos interativos

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Programa de Preparação à Aposentadoria encerra atividades de 2018

De janeiro a dezembro deste ano, 284 profissionais receberam a aposentadoria

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

CMTU informa os serviços de limpeza desta sexta-feira (7)

Detalhes das atividades estão disponíveis no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Atleta do Londrina/Caixa/IPEC garante dois bronzes com o Brasil no Sul-Americano Escolar

Atleta do Londrina/Caixa/IPEC garante dois bronzes com o Brasil no Sul-Americano Escolar

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Forças de segurança de Londrina realizam segunda edição do evento “Adoração Acústica”

Neste ano o evento acontece no Moringão, no dia 10 de dezembro, às 19h, com entrada gratuita

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Saúde realiza “Dia D” de combate à dengue com exposição no Terminal

Objetivo é conscientizar os passageiros sobre a importância da prevenção no combate ao Aedes, tanto fora como dentro de Londrina

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Acesso Fácil

Menu Principal

Aplicativo para Android

bamer_android1

Quem está Online?

Nós temos 2791 visitantes
banner carta servicos
bnr iptu 2018
banner direito premios iptu 2018
plano acao fazenda 2
certidoes
 bnr dir transparencia
 bnr dir nfs
 bnr dir transporte
 bnr dir inf pendente
Banner para o ISS Tecnológico