Banner
   
Tamanho Texto

Busca

first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop

Músico Aldo Moraes é novo secretário municipal de Cultura

Share
Músico Aldo Moraes é novo secretário municipal de Cultura

Prefeito empossou o londrinense, ontem, em solenidade no jardim Alpes; também foi reconduzida ao cargo de secretária de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi


O prefeito Barbosa Neto anunciou e já deu posse no cargo de secretário municipal de Cultura, ontem (7), no período da noite, ao músico e escritor londrinense, Aldo Moraes, 42 anos. Ele substituiu Leonardo Ramos, que deixou o cargo na última sexta-feira. O prefeito também aproveitou a oportunidade, e reconduziu ao cargo de secretária de Políticas para as Mulheres, a servidora municipal Sueli Galhardi.

A solenidade de posse foi durante a inauguração da 57ª academia ao ar livre, a 13ª mesa de pingue pongue, no jardim Alpes, na região norte. Além do prefeito Barbosa Neto, os vereadores Jairo Tamura, Sebastião dos Metalúrgicos e Rodrigo Gouveia, secretários municipais e populares prestigiaram o novo secretário.

Também esteve presente a comunidade cultural, demonstrando a aprovação ao nome indicado pelo prefeito. Entre eles, o cantor Ivo Pessoa, MC Rei, representantes das escolas de samba Explode Coração e Gaviões Londrinenses, Escola de Circo, entre outros agentes culturais.

O novo secretário municipal de Cultura, Aldo Moraes, disse que o desafio em administrar a cultura é de ouvir as pessoas, ser democrático e viabilizar projetos de incentivos que espalhem a cultura por todas as regiões da cidade e, principalmente, na periferia. “Vamos inovar com um forte diálogo com o movimento cultural”, afirmou. Ele lembrou ainda do compromisso de começar o Teatro Municipal.

O prefeito Barbosa Neto comentou que o secretário Aldo Moraes reúne todas as qualidades de quem vem do movimento cultural. Informou que vai garantir os recursos necessários para a realização de um grande circuito cultural e que Londrina vai receber nos próximos dias, o programa Agentes Culturais, do Ministério da Cultura. “Também vamos entregar as novas adaptações no Centro Cultural Lupércio Luppi”, destacou.

Currículo

Músico Aldo Moraes é novo secretário municipal de CulturaAldo Moraes estudou teoria musical, flauta e harmonia com Maestro Gervásio Basílio (1987 a 1993) e Roberto Gnatalli (1998) e Nei Carrasco (1995). Fez estudos de regência, harmonia e composição com José Eduardo Grammani (1993); Hans Joachin Koelreutter (1993/1995); Oilian Lanna (1993) e Mário Loureiro (1995/96).

Em 2001, participou de workshops com Naná Vasconcelos, Arrigo Barnabé e Guinga, durante o Festival de Música de Londrina. Desde 1993, apresenta peças instrumentais (sobretudo choros e valsas) e de câmara em concertos no Brasil e exterior. Foi premiado como compositor em 1994 no Concurso da Academia Mozarteum, na Áustria; em 2001, no VII Encontro de Compositores Latino-Americanos, em Porto Alegre/RS e em 2003, na Fundação Peter Mieg, na Suíça.

Foi jurado de samba de enredo do Carnaval 2001, 2008 e 2009 de Londrina, convidado pela Secretaria Municipal de Cultura e coordenador artístico das edições 2010 e 2012 do Carnaval de Londrina.

Em 1999, criou o Instituto Cultural Arte Brasil e o Batuque na caixa, programa de educação musical de música brasileira que já atendeu 5.600 crianças de Londrina, de forma totalmente gratuita. Com o grupo Batuque na caixa, participou de mais de 300 shows em varias cidades do Paraná e do Brasil, com repertório de samba e MPB. Recebeu as condecorações Zumbi dos Palmares (2003) e Voto de Louvor da Assembléia Legislativa do Paraná (2009) por seu trabalho social e em prol da música brasileira.  O Batuque na caixa recebeu o selo de certificação do Unicef em 2011, concorrendo com 2.922 projetos nacionais e também é parceiro do Rock in Rio, por sua seriedade e alcance social e cultural.

Com peças de câmara executadas na Itália, França, Espanha, Estados Unidos, Brasil e Argentina, lançou os CDs: Twin Sounds (música incidental para teatro) 1996; Gestos (piano solo) 2001; Arte Brasilis/Batuque na caixa (Compositor e Arranjador) 2002; Amor de Invenção (Canções) 2007; Poemas do Amanhecer – 2008.

Também escritor, lançou os livros Casassanta (Clube de Autores) 2011; Poemas do Amanhecer (Clube de Autores) 2011 e Contos Extra-Ordinários (Clube de Autores) 2012.  Aldo Moraes é Verbete no livro “Presença Negra” de Idalto José de Almeida, Atrito Art Editora, 2004, Londrina/PR e no Dicionário Cravo Albin, de MPB.

Fotos: Luiz Jacobs

Mais Notícias

Cidade Iluminada ganha as ruas de Londrina

A implantação do novo sistema de iluminação por LED já começou. A estimativa é que 23 mil pontos de iluminação sejam totalmente modernizados até 2021

N.com - avatar N.com 21 Fev 2019

Leia mais

Inscrições abertas para workshop “O Poder da Mulher”

Atividade integra Ciclo de Palestras do Senac e tem apoio do Município; vagas são limitadas

N.com - avatar N.com 21 Fev 2019

Leia mais

Sobe para 111 o número de casos confirmados de dengue

Região sul é que a concentra a maior parte das confirmações, com 88 casos; número é visto com preocupação pela Secretaria Municipal de Saúde

N.com - avatar N.com 21 Fev 2019

Leia mais

Bloco Bafo Quente faz os últimos ensaios para o Carnaval 2019

Grupo convida o público para dois ensaios abertos neste sábado e domingo, no Jardim Tókio e no Zerão

N.com - avatar N.com 21 Fev 2019

Leia mais

Feira Viva o Aterro agita o final de semana

Evento é gratuito e reúne atrações artísticas, música ao vivo, gastronomia e atividades para adultos e crianças, no domingo (24)

N.com - avatar N.com 21 Fev 2019

Leia mais

Espaço do Movimento de Artistas de Rua busca apoio para realizar melhorias

A intenção é arrecadar R$ 35 mil na segunda etapa de revitalização no espaço cultural; doações podem ser feitas pelo https://benfeitoria.com/cantodomarl

N.com - avatar N.com 21 Fev 2019

Leia mais

Workshop capacita profissionais de eventos para uso do Sistema SEI

Curso, realizado no auditório da Prefeitura, abordou a solicitação das autorizações para eventos através do Sistema Eletrônico de Informações

N.com - avatar N.com 20 Fev 2019

Leia mais

CCI Norte recebe formatura de 180 participantes do projeto Idoso Conectado

Mais de 940 idosos já se formaram no curso oferecido pela Secretaria Municipal do Idoso, em parceria com a Celepar

N.com - avatar N.com 20 Fev 2019

Leia mais

Saúde divulga números atualizados sobre a dengue amanhã (21)

Além dos dados, serão divulgadas as ações de combate ao mosquito, em coletiva de imprensa

N.com - avatar N.com 20 Fev 2019

Leia mais

Acesso Fácil

Menu Principal

Aplicativo para Android

bamer_android1

Quem está Online?

Nós temos 2265 visitantes
banner carta servicos
IPTU 2019
profis 2019
banner direito premios iptu 2018
plano acao fazenda 2
certidoes
 bnr dir transparencia
 bnr dir nfs
 bnr dir transporte
 bnr dir inf pendente
Banner para o ISS Tecnológico