Projetos Transversais

O II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM, 2008) representou um grande avanço no processo de formulação e execução de ações governamentais voltados à defesa dos direitos das mulheres e na promoção da igualdade de gênero. Articulado ao Plano Plurianual (PPA 2008-2911) o II PNPM garante o compromisso dos diversos setores governamentais com o desenvolvimento dessas políticas e estabelece mecanismos que contribuem para articulação entre esses diferentes setores. O princípio que orienta esta proposta é o da transversalidade de gênero nas políticas públicas, que pode ser entendido como “(...) uma nova visão de competências (políticas, institucionais e administrativas) e uma responsabilização dos agentes públicos, em relação à superação das assimetrias de gênero, nas e entre as distintas esferas de governo.(1)”   Assim, buscando atender ao que propõe o II PNPM quanto à transversalidade de gênero, a   Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, atua na articulação entre os diversos órgãos da administração municipal, visando promover a incorporação da perspectiva de gênero nas demais políticas públicas. As principais ações desenvolvidas envolvem a capacitação de gestores públicos em temas relacionados a gênero e políticas públicas, o estabelecimento de redes intersetoriais para a integração de serviços que direta ou indiretamente atendam as mulheres e o desenvolvimento de projetos transversais em parceria com as demais secretarias e órgãos municipais.

(1)  BANDEIRA, Lourdes. Fortalecimento da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres: avançar na transversalidade da perspectiva de gênero nas políticas públicas. Brasília, 2005. p. 5.

Mulher