Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Capacitação para o Trabalho e Inclusão Produtiva

Share

          A preocupação com a inclusão de gênero nas políticas públicas está relacionada à universalização dos direitos sociais e à promoção da equidade, de forma que homens e mulheres, negros(as) e brancos(as) tenham acesso e possam usufruir igualmente de todos os benefícios produzidos na nossa sociedade.  As possibilidades de inserção no mundo do trabalho e as alternativas de geração de renda se inserem no contexto social mais amplo, vinculado aos impactos dos modelos econômicos de políticas neoliberais, “que priorizou a acumulação do capital nas mãos de grandes grupos industriais, nacionais e internacionais(1) ” os quais aprofundam as diversas manifestações da Questão Social, como a fome, a miséria, a exclusão social, o desemprego estrutural, a violência, entre outras.

          Analisando a questão sob uma perspectiva de gênero, constata-se que, no mundo do trabalho, as mulheres continuam numa situação de desvantagem em relação ao sexo masculino, sob vários aspectos. Se considerarmos ainda a dimensão étnico racial das relações sociais, evidencia-se a desvantagem ainda maior em que se encontra a população negra. Diante desta conjuntura, reconhecemos que, além das medidas macroeconômicas e das políticas universais amplas, o estado deve investir em ações locais de formação para o trabalho, voltados aos grupos mais vulneráveis e excluídos do mercado formal de trabalho.

          Nesta perspectiva, pautada nas proposições do Capítulo 1:  Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho com Inclusão Social, do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM, 2008), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina implantou a Casa da Mulher: Centro de Formação e Ações Integradas, com o objetivo de desenvolver projetos de formação profissional e de fortalecimento e apoio às organizações de mulheres, com vistas à promoção de alternativas de trabalho e de geração de renda para mulheres excluídas do mercado formal de trabalho.

          O trabalho desenvolvido junto às Organizações Comunitárias Femininas busca o fortalecimento dos grupos como espaços alternativos para a geração de renda, a educação cidadã e a elevação da auto-estima das mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. Neste sentido, essas organizações possuem um papel fundamental junto a suas comunidades, pois são referências para outras mulheres na busca de alternativas para si e para suas famílias.

          A “conquista de autonomia econômica constitui-se pré-requisito para a valorização das mulheres e sua maior visibilidade social (2)”. Cabe ressaltar que o conceito de trabalho deve ser contextualizado “como o exercício de atividade econômica digna, que possibilite melhorias na posição social das mulheres (3)”.

         Desta forma, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres atua ainda na qualificação profissional de mulheres para o mercado formal de trabalho. As iniciativas nesta área são resultado de parcerias que envolvem outros órgãos do governo municipal, Instituições de Ensino Superior, Empresas e organizações não governamentais.

          Assim, várias prioridades eleitas no Plano Nacional serão contempladas como a ampliação do acesso das mulheres ao mercado de trabalho; a promoção da autonomia econômica e financeira das mulheres por meio da assistência técnica, do apoio ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e comércio; a promoção da oferta de equipamentos sociais que contribuam para ampliar o tempo disponível das mulheres e a promoção da proteção social das mulheres em situação de vulnerabilidade contribuindo para o rompimento do ciclo intergeracional da pobreza e para as melhorias das condições de vida de suas famílias.

(1)GOVERNO DO PARANÁ. Políticas Estaduais da Assistência Social e do Trabalho e Emprego. 2003, p. 23.
(2)Ibdem, p. 02.
(3)Ibdem, p. 02.

Acesso Fácil

Mulher

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2252 visitantes

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao