Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude

Programa Pro Jovem Trabalhador- Juventude Cidadã

projovem

Visa a qualificação social e profissional de trabalhadores/as, certificação e orientação do/a trabalhador/a brasileiro/a, com prioridade para as pessoas discriminadas no mercado de trabalho por questões de gênero, raça/etnia, faixa etária e/ou escolaridade, tendo como base a qualificação como construção social e como direito e política pública.

Parceria com Ministério do Trabalho e Emprego- TEM o Programa é executado através da Empresa Aldeia Brasil e objetiva a preparação de jovens para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Participam do programa jovens desempregados, com idade entre 18 e 29 anos , e que sejam membros de famílias com baixa renda.

O Programa atende 2.000 jovens em qualificação social e profissional.

O conteúdo social totaliza 100 horas/aula:
• Inclusão Digital- 40hs/aula;
• Valores humanos, ética e cidadania- 10hs/aula;
• Educação ambiental, higiene pessoal, promoção da qualidade de vida- 10hs/aula;
• Noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho- 20hs/aula;
• Estímulo e apoio à elevação da escolaridade- 20hs/aula

A qualificação profissional tem carga horária de 250 hs/aula e oferece os seguintes cursos:
• Administração;
• Comunicação e Marketing;
• Construção e Reparos;
• Vestuário;
• Turismo e Hospitalidade;
• Alimentação;
• Telemática.

O período de qualificação social e profissional compreende 06 meses, os cursos são gratuitos, com material didático, lanche e vale transporte. Os participantes recebem Bolsa Qualificação de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de freqüência.

As aulas acontecem no Colégio Mãe de Deus, localizado na Avenida São Paulo.

Contato Programa: Empresa Aldeia Brasil
Rua Prefeito Hugo Cabral, 301 sala 01