Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Histórico dos Prefeitos

Share

A criação do Município ocorreu, através de Decreto Estadual assinado pelo interventor Manoel Ribas, em 3 de dezembro de 1934.

Sua instalação foi em 10 de dezembro do mesmo ano, data em que se comemora o aniversário da cidade. O primeiro prefeito nomeado foi Joaquim Vicente de Castro.

 

 

Dr. Willie da Fonseca Brabazon Davids
Dr. Willie da Fonseca Brabazon Davids
1936 - 1940

Primeiro prefeito eleito da cidade de Londrina, estava na cidade como diretor técnico da Companhia de Terras Norte do Paraná, quando foi escolhido para o posto de prefeito. Anteriormente ocupara a Prefeitura Municipal de Jacarezinho, onde exercera por duas vezes consecutivas o mandato de Deputado Estadual. Era um homem do interior que possuía amplo conhecimento dos problemas locais.

 



 Hugo Cabral

 

 

Hugo Cabral
1947 - 1951


Cearense de Fortaleza, diplomado pela Academia de Comércio do Rio de Janeiro. Instalando-se em Londrina no ano de 1941, formou a fazenda Remancinho, com 500 alqueires. Em seu governo, melhorou radicalmente as estradas do município e instalou um considerável número de escolas. Como político e administrador, Cabral deixou uma imagem de homem dinâmico e diligente.




 Milton Ribeiro de Menezes

 

Milton Ribeiro de Menezes
1951 - 1955

Concentrou-se em obras de saneamento e nos serviços de pavimentação. Construiu praças e jardins públicos, a Casa da Criança e o Horto Florestal. O IBAM (Instituto Brasileiro de Administação Municipal) o considerou o melhor prefeito do país. Menezes formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo. Foi promotor público em Londrina, vereador, presidente do Legislativo local e presidente da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento do norte do Paraná. Foi eleito suplente de senador e exerceu mandato na alta câmara do país. Ocupou a chefia da Casa Civil nos governos de Leon Peres e Parigot de Souza.

 

 

 


Antonio Fernandes Sobrinho

 

Antonio Fernandes Sobrinho
1955 - 1959

Nascido em Guará, cidade de São Paulo, cursou a Escola Técnica do Comércio José Bonifácio em Santos. Foi presidente da Sociedade Rural do Paraná, na época, uma entidade com muita força política. Na sua gestão, foram criadas as bases do ensino superior de Londrina. Construiu a Concha Acústica, estaçao de passageiros no aeroporto, ampliação do serviço de água e esgotos, a CAAPSML e o Lago Igapó.

 

 

 

 

Milton Ribeiro de Menezes

 

Milton Ribeiro de Menezes
1959 - 1963

Em seu novo mandato, Menezes tratou de dar prosseguimento às obras de saneamento, criando o Departamento de Água e Esgotos que iniciou o abastecimento de água potável para a população. Criou também o Código de Obras, baseando-se em um modelo do prefeito de São Paulo, o senhor Prestes Maia.

 

 

 

 

José Hosken de Novaes

 

 

José Hosken de Novaes
1963 - 1969

Mineiro da cidade de Carangola, fixou-se em Londrina no ano de 1941. Advogado formado pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, Hosken chefiou o Departamento Jurídico da Prefeitura de Londrina no 1º mandato do Prefeito Milton de Menezes.Seu governo teve um sentido altamente humanitário, voltado inteiramente para as pessoas de menores recursos. Criou o Serviço de Assistência Médica Municipal e Pronto Socorro Odontológico. Aplicou grandes recursos na área de educação, expandiu o Serviço de Água e Esgotos. Criou o SERCOMTEL (Serviço de Comunicação Telefônica de Londrina) e a COHAB-Ld (Companhia de Habitação de Londrina), que construiu as primeiras casas populares em Londrina.

 

 

Dalton Fonseca Paranaguá

 

Dalton Fonseca Paranaguá
1969 - 1973

Natural de Jerumenha, Piauí, Paranaguá formou-se médico pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro e exerceu o cargo de Secretário de Saúde durante o governo estadual de Paulo Pimentel. Construindo dezenas de escolas, Paranaguá garantiu assim vagas para todas as crianças do curso primário do município. Ampliou o serviço telefônico e o SAS (Serviço Autárquico de Saneamento). Instalou uma usina de asfalto e remodelou a frota de veículos da Limpeza Pública. Erradicou as favelas e construiu núcleos como o Vitória Régia, Barravento, Pindorama, etc.

 

 

 

 

José Richa

 

José Richa
1973 - 1977

Natural de São Fidelis, Rio de Janeiro, Richa formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná. Elegeu-se Deputado Federal pelo Partido Movimento Democrático Brasileiro em 1962. No ano de 1972, José Richa elegeu-se então prefeito do município, realizando uma administração que carreou vultosos financiamentos do governo federal para execução de inúmeras obras públicas no setor de saneamento e pavimentação. Construiu também o Estadio do Café, Via Expressa, Projeto CURA, a nova sede do Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros, etc. Destaca-se como sua ação mais importante, o Plano Integrado do Distrito Industrial, que agrupou 85 novas indústrias e gerou dez mil novos empregos.

 

 

Antonio Casemiro Belinati

 

Antonio Casemiro Belinati
1977 - 1982

Nascido em Campo Grande no Estado do Mato Grosso do Sul, Belinati é radialista. Em sua gestão, criou o calçadão e, através do seu programa de habitação, construiu vinte mil novas unidades, dando origem ao chamado "Cinco Conjuntos". Ampliou o Serviço de Comunicações Telefônicas (SERCOMTEL), aplicou 33% da receita em educação e preocupou-se bastante com problemas básicos de saúde, criando 8 postos de saúde e reformando mais 3. Implantou a ACESF (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), Concluiu a Via Expressa, iniciada pela administração anterior.

 

 

José Antonio Del Ciel

 

 

José Antonio Del Ciel
1982 - 1983

Assumindo o cargo em 13/04/82, em virtude da desencompatibilização do titular ao cargo de prefeito municipal, de acordo com a lei eleitoral. Em sua gestão, Del Ciel concluiu o Hospital dos Servidores, reurbanizou o Zerão, reestruturou o plano de 1ª a 8ª série, elaborou o regimento escolar das escolas urbanas municipais e concluiu o prédio da Prefeitura.

 



Wilson Rodrigues Moreira

 

 

Wilson Rodrigues Moreira
1983 - 1988

Natural de Uberaba, Minas Gerais, formado em Engenharia pela Escola Federal de Engenharia em Itajuba(MG), com fama de econômico, Moreira fez por desconhecer as obras faraônicas, preocupando-se mais com os projetos de alcance social nas áreas de saúde e educação. Foi o mentor da Via Leste (Av. Leste-Oeste) e da nova rodoviária, esta através de um sistema de condomínio, considerado inédito no país. Foi construído o Terminal Urbano de Transporte Coletivo e o Anfiteatro do Zerão, entre outros.

 

 

 Antonio Casemiro Belinati

 

 Antonio Casemiro Belinati
1989 - 1992

Seu segundo mandato teve como característica melhorar as condições de saúde do povo londrinense. Instalou mais de 40 novos postos, entre os quais uma creche na área central com estrutura moderna, um centro de atendimento médico 24 horas, também na parte central da cidade, além de uma moderna maternidade para assistência gratuita às parturientes. No seu governo, ocorreu a mudança da linha férrea da área central. Surgiu o conjunto dos Sem Terra, uma cidade satélite, com terrenos doados pelo município às pessoas carentes. Foi construído o Autódromo Internacional de Londrina e a implantação do Transporte Emergencial Centralizado (TEC).

 

 

Luiz Eduardo Cheida

Luiz Eduardo Cheida
1993 - 1996

Paulista de Penápolis, Cheida é médico especialista em gastroenterologia, formado pela Universidade Estadual de Londrina. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Londrina, sendo eleito vereador destacado por sua visão dos problemas públicos. Professor de Ecologia e Biologia do 2º grau e autor de livros didáticos na área. Criou a Companhia de Urbanização (COMURB), o Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), a Autarquia Municipal do Ambiente (AMA), a Coordenadoria Especial da Mulher e a Secretaria de Agricultura. Criou também escolas profissionalizantes nos bairros e distritos e a Escolas Municipais de Artes, Teatro e Dança e o Ballet da Cidade de Londrina. Trouxe diversas indústrias e criou o PDI - Plano de Desenvolvimento Industrial de Londrina. Na área de saúde, foi criado o atendimento domiciliar (médico da família), além de ter reduzido em 30% a mortalidade infantil da cidade.

 

 Antonio Casemiro Belinati

 

Antonio Casemiro Belinati
1997 - 2000

Antonio Casemiro Belinati eleito novamente em 1996. Em seu terceiro mandato, gestionou a vinda das indústrias Dixie Toga, Atlas Villares e Caninha Oncinha para Londrina. Criou a primeira Secretaria Municipal do Idoso no Brasil. Implantou o "Londrina Convention & Visitors Bureau", para potencialização e captação de eventos turísticos, para o município e região. Na área de Assistência Social, implantou quase 2 mil rampas nas calçadas, facilitando o acesso de portadores de deficiência física. Na área de saúde, construiu o Pronto Atendimento Infantil. Após julgamento político, realizado na Câmara Municipal nos dias 21 e 22 de junho de 2000, teve cassado seu mandato.

 

 

 

Jorge Scaff

 

Jorge Scaff
2000 - 2000

Assumiu o cargo, em 26/05/2000, interinamente, em razão da decisão judicial de afastar o então prefeito. Após, a cassação do mandato de Antonio Belinati, foi eleito indiretamente em 14/07/2000, tomando posse como prefeito do Município de Londrina, em 18/07/2000. Instaurou o processo de transição democrática de governo.

 


 

 

 

 

Nedson Luiz Micheleti
nedson_luiz_micheleti2001 - 2008

Natural de Rolândia, Paraná, Nedson é formado em Filosofia, pelo Instituto Paulo VI de Londrina e Ciências Sociais, pela UEL. É um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Estado do Paraná. Foi deputado federal de 1995 a 1998, representando o Brasil no Habitat 2, realizado em Istambul (Turquia), em 1996. Como presidente da Cohab-Londrina, realizou um projeto de urbanização de favelas premiado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Em seu primeiro ano de mandato, implantou programas como Bolsa Escola Municipal, Saúde da Família, Rede da Cidadania e Orçamento Participativo. Estimulou a organização e participação de todos os segmentos sociais, através da participação popular em vários Conselhos Municipais e Conferências, com destaque para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso e 1ª Conferência Municipal de Cultura. Reurbanizou o Lago Igapó II.

 

 


jose_roque_neto

 

José Roque
2009 - 2009


O vereador José Roque Neto, o “padre Roque”, nasceu no distrito de Cambaratiba, município de Ibitinga (SP), em 23 de agosto de 1960. Trabalhou como bóia-fria até os 22 anos. Posteriormente passou a estudar no Seminário Menor, com os padres Claretianos, na cidade de Rio Claro (SP).  Mudou-se para a cidade de Paranavaí, no Paraná, onde concluiu a Faculdade de Filosofia no Instituto Nossa Senhora da Glória. Em 1990 veio para Londrina onde cursou Teologia e foi ordenado padre em 17 de dezembro de  1995.  Em 2004 pediu licença sacerdotal e quatro anos depois, em 2008 elegeu-se vereador em Londrina pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi eleito presidente do Legislativo no dia 1º de janeiro de 2009 e em razão de questões judiciais envolvendo as eleições para a Prefeitura de Londrina, ocupou interinamente o cargo de Prefeito da cidade no período de janeiro a abril de 2009.


 

Prefeito Homero Barbosa Neto Homero Barbosa Neto
2009 - 2012

 

Nasceu em Santa Rita do Passa Quatro (SP), em 19 de setembro de 1966. Ao completar 18 anos, vindo do interior de São Paulo, chegou a Londrina. Formou-se em primeiro lugar no curso de jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Recebeu medalha e láurea acadêmica como o melhor aluno do curso de Comunicação Social e como jornalista foi repórter e apresentador de diversos programas policiais e de entretenimento da televisão londrinense. Em 2008, Barbosa elegeu-se para o cargo de prefeito, mas ficou de fora do segundo turno por pouco mais de mil votos, atrás de Luiz Carlos Hauly (PSDB). Antonio Belinati (PP) venceu, mas teve sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral. Foi determinado a realização de um novo segundo turno, ou "terceiro turno", como ficou conhecido. Barbosa venceu com 54,12% dos votos válidos (135.507 votos). Hauly teve 114.867 votos (45,88%). Homero assumiu a prefeitura em 01/05/09. No dia 30/07/2012 teve seu mandato cassado em sessão extraordinária ocorrida na Câmara Municipal.

 

 

Prefeito José Joaquim Martins Ribeiro

 

 

José Joaquim Martins Ribeiro

2012 - 2012

Nasceu em Cornélio Procópio (PR), em 05 de novembro de 1943. Formado em ciências contábeis pela Univerisade Estadual de Londrina (UEL), empresário do setor contabilista e que presidiu por muito tempo o Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Gestões: 1987-1989 - 1995-1996 - 1997-1998), Presidente da Casa do Empreendedor de Londrina de 1988 a 2006. Foi eleito vice prefeito de Londrina juntamente com o até então Prefeito de Londrina, Barbosa Neto. Joaquim assumiu o cargo de Prefeito em 31/07/2012, um dia após a cassação de Barbosa. Esteve a frente da administração executiva até o dia 20/09/2012, quando renunciou ao cargo.

 

 

 

pref gerson araujoGerson Moraes de Araújo

2012 - 2012

O vereador Pastor Gerson Araújo, nasceu em Cambará (PR), em 2 de abril de 1942. É formado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (SP); em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e concluiu especialização em Psicologia da Educação pela Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras (SP). Cursou mestrado em Psicologia Pastoral pela Associação Brasileira Ensino e Cultura (ABECAR). Foi eleito vereador em Londrina pela primeira vez pelo PMDB para o período 1983 a1988. Retornou à Câmara de Vereadores para o mandato 2009-2012, eleito com 2.783 votos pelo PSDB. Foi eleito Presidente da Câmara para a legislatura de 2009-2012. Em decorrência da renúncia de seu antecessor, foi efetivado no cargo de prefeito de Londrina em 20/09/2012 dada a vacância dos cargos de prefeito e de vice-prefeito da cidade, encerrando o seu mandato como prefeito em 31 de dezembro de 2012.

 

 

 prefeito alexandre lopes kireeff

Alexandre Lopes Kireeff

2013 - atualidade

Nascido em Marília (SP), em 30 de setembro de 1966. É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Gestão Estratégica do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas, com estudos em Negociações Internacionais pela USP e Agronegócio pelo P.E.C. da Fundação Getúlio Vargas. É empresário dos setores de Bioenergia, Empreendimentos Imobiliários e Agronegócio. Foi presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP) entre 2006 e 2010. Entre outros cargos não remunerados, Kireeff foi membro do Conselho Universitário da UEL, da ADETEC, do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e também do Conselho de Administração do IAPAR.

 

 

 

 

 

 

FONTES:
Revista Pioneira Folha de Londrina Londrina 60 anos (PML)
Livro de Ata de Posses de Prefeitos
Documentário de Londrina 46º aniversário
CODEL (Companhia de Desenvolvimento de Londrina)
Aspectos Históricos, Físicos Econômicos e Institucionais do Município de Londrina-1978 de Alice Y. Asari e Magda M. Tuma.
Relatórios Anuais de Atividades da Administração Direta e Indireta
Secretaria de Planejamento - Gerência de Pesquisas e Informações
Listagem Nominal de Legislatura da Câmara Municipal de Londrina (Biblioteca da Câmara)
SINCOLON (Sindicato dos Contabilitas de Londrina)
Câmara Municipal de Londrina

Acesso Fácil

Gabinete do Prefeito

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 1263 visitantes