topo2017 saude

Farmácia Popular do Brasil

farmaciaA tabela de preços de medicamentos da unidade regional pública da Farmácia Popular do Brasil, em Londrina está disponível para consulta.

A primeira unidade regional pública da Farmácia Popular do Brasil foi inaugurada pelo prefeito Barbosa Neto, em dezembro do ano passado. A unidade possui 218 metros quadrados e atende a um raio de quase 900 mil habitantes, considerando que a cidade é sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR) e da 17ª regional de saúde, abrangendo 21 municípios.

Qualquer pessoa de Londrina e região pode comprar ou solicitar medicamentos gratuitos na Farmácia Popular, seja ela usuária ou não dos serviços públicos de saúde. Atualmente, o Programa disponibiliza, para a população,  113 medicamentos, com redução de até 90%, comparado com os preços oferecidos por farmácias e drogarias privadas.

Para solicitar medicamentos gratuitos, como anti-hipertensivos e diabéticos, além da receita médica é necessário apresentar, no balcão, os documentos CPF, RG. Já  para os medicamentos comercializados, basta apresentar a receita, que pode ser proveniente tanto da rede pública de atendimento médico (SUS) como da rede privada.

Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria onde as prefeituras administram a estrutura, com a contratação de funcionários para o atendimento, além de farmacêuticos e o Governo subsidia o valor dos medicamentos. Em Londrina são 12 funcionários da saúde que foram treinados pelos técnicos da Fundação Fiocruz, para atender aos usuários desse serviço.

A Farmácia fica na rua Maranhão, 463 , próximo ao Shopping Royal, no centro da cidade. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Links de notícias relacionadas: