Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Secretaria Municipal de Saúde - Centro de Referência

Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho

Share

O Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho é um serviço de atenção especializada em Aids (SAE), composto por serviços que complementam ações de prevenção e assistência à epidemia das DST's, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, tais como:

  1. Ambulatório de DST's, HIV/Aids
  2. Ambulatório de Pneumologia
  3. Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA

Neste espaço, contamos com a Gerência do Programa Municipal de DST's, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, com serviço de assistência aos pacientes com diagnóstico compatível com uma das patologias referidas.

O objetivo do Serviço de Atenção Especializada em Aids (SAE) é realizar o atendimento especializado em HIV/Aids aos pacientes diagnosticados soropositivos, os quais necessitam receber atenção continuada. Os pacientes são atendidos pela rede municipal, através de uma equipe formada por infectologistas, ginecologistas, urologistas, pneumologistas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, técnicos de RX, equipe de enfermagem e odontologia, entre outros profissionais de apoio à assistência.

O agendamento das primeiras consultas são feitos pela Unidade que diagnosticou o caso de HIV/Aids, através dos serviços de saúde. Os retornos são agendados pelo SAE.

Localização
Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho
Alameda Manoel Ribas nº 01
CEP 86010-140 - Londrina - Paraná
Telefone: (43) 3379-0144
Horário de Atendimento: seg a sex, das 7h00 às 18h00.


Ambulatório de DST/HIV/Aids

O serviço ambulatorial em HIV/Aids é um serviço de saúde que realiza ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou Aids e DST.

O objetivo desse serviço é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores, entre outros.

Algumas de suas atividades principais são:

  1. Cuidados de enfermagem;
  2. Orientação e apoio psicológico;
  3. Atendimentos em infectologia, ginecologia, urologia, pediatria, odontologia e assistência social;
  4. Controle e distribuição de anti-retrovirais;
  5. Orientações farmacêuticas;
  6. Realização de exames de monitoramento;
  7. Distribuição de insumos de prevenção;
  8. Atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST e Aids;
  9. Assistência ambulatorial a portadores de HIV ou doentes de Aids;
  10. Acompanhamento pré-natal de mulheres portadoras de HIV/Aids;
  11. Assistência odontológica a portadores de HIV ou doentes de Aids.


Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA

O Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, mantém programas visando à prevenção da infecção por HIV/Aids. Desde 1988, funcionam os Centros de Orientação e Apoio Sorológico - COAS, rebatizados em 1997 como Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA.

O CTA é um serviço de saúde que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesse serviço, é possível realizar testes para HIV e Hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA/MS; e por ela controlados.

O CTA de Londrina iniciou suas atividades em novembro de 1995. O atendimento nesse centro é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre o resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento nos Serviços de Atenção Especializada em Aids - SAE.

Ao procurar um CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletiva, a depender do serviço. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivo oferecer apoio emocional ao usuário, fornecer as informações e esclarecer dúvidas sobre DST e HIV/Aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispõe para prevenir-se.

Além do aconselhamento, outras ações de prevenção são realizadas pelo CTA, dentro da Unidade de Saúde (ações intramuros) e fora dela (ações extramuros), tais como: disponibilização de insumos para prevenção, como camisinhas femininas e masculinas, para a população em geral.

A missão do CTA é promover a equidade do acesso ao aconselhamento, ao diagnóstico do HIV, Hepatites B e C e Sífilis, bem como à prevenção dessas e das demais DST, favorecendo segmentos populacionais em situação de maior vulnerabilidade, com respeito aos direitos humanos, à voluntariedade e à integralidade da atenção, sem restrições territoriais.


Ambulatório de Pneumologia

São atendidos no Ambulatório de Pneumologia pacientes com Tuberculose, coinfectados com HIV/Aids, Tuberculose Extrapulmonar e Multiresistentes. Estes pacientes são de abrangência de toda a 17ª Regional de Saúde e da rede municipal de saúde. Como o procedimento de diagnóstico e tratamento da Tuberculose está descentralizado, o Programa é referência para as dúvidas quanto ao tratamento e controle de casos diagnosticados.

Salientamos que o município de Londrina está entre os prioritários do país em relação à Tuberculose e que é o único no Estado do Paraná que realiza os procedimentos em 100% dos pacientes coinfectados com Tuberculose/Aids.


Ambulatório de Tuberculose

A Tuberculose ainda é um sério problema de saúde pública reconhecido pelo governo brasileiro. Portanto, em razão de propósitos de suas políticas públicas, assumiu compromissos com seus cidadãos e com a comunidade internacional de controlar sua evolução, procurando reduzir sua prevalência da população.

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose - PNCT, está integrado na rede de serviços de saúde. É desenvolvido por intermédio de um programa unificado, executado em conjunto pelas esferas federal, estadual e municipal. Está subordinado a uma política de programação de suas ações com padrões técnicos e assistenciais bem definidos, garantindo desde a distribuição gratuíta de medicamentos e outros insumos necessários até ações preventivas e de controle do agravo. Isto permite o acesso universal da população às suas ações.

Este ambulatório é referência para os pacientes coinfectados com Aids e Tuberculose, com Tuberculose Extrapulmonar e com Tuberculose Multiresistente.


Sistema de Internação Domiciliar / Assistência Domiciliar Terapêutica - SID/ADT

Equipe que presta assistência domiciliar a portadores de Aids cujo estado físico não permite, temporariamente, a locomoção até um serviço de saúde. O SID/ADT presta cuidados intermediários entre o atendimento hospitalar e o ambulatorial, através dos seguintes profissionais: médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e auxiliar de enfermagem.


Programa Municipal de Controle de DST/HIV/Aids/Hepatites Virais

O Programa Municipal de Controle de DST/HIV/Aids/Hepatites Virais tem como objetivo controlar as Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST, o HIV/Aids e as Hepatites Virais, através de ações setoriais e interinstitucionais de prevenção para os pacientes residentes residentes no município de Londrina, bem como oferecer a assistência às pessoas vivendo com DST/HIV/Aids/Hepatites Virais, residentes nos municípios da área de abrangência da 17ª Regional de Saúde.

O PM-DST/Aids de Londrina foi institucionalizado em maio de 2007, quando foi incluído no organograma da Autarquia Municipal de Saúde como Gerência Municipal de DST/Aids e Tuberculose, que tem como objetivo controlar as DST's, HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSC/Aids).

Tem como finalidade a gestão e o desenvolvimento institucional, bem como coordenar o Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, onde funcionam o Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA e os ambulatórios de referência para as DST(GO e Uro), HIV/Aids e Tuberculose.

Um dos instrumentos de gestão do Programa é o Plano de Ações e Metas - PAM, elaborado anualmente e em conjunto com a Comissão Municipal de DST/Aids - COMUNIAIDS; aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, pelo Programa Estadual de DST/Aids da SESA/PR e pelo Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde que, através da política de incentivo, repassa mensalmente os recursos financeiros do Fundo Nacional para o Fundo Municipal de Saúde.

Os quatro serviços que atendem às pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) de Londrina são:

  1. Ambulatório do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho;
  2. Serviço de Internação Domiciliar - ADT/SMS;
  3. Ambulatório do Hospital de Clínicas / UEL;
  4. Setor de Moléstias Infecciosas do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná / UEL.

 

Acesso Fácil

Saúde

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 1573 visitantes