E. M. Profª Tereza Canhadas Bertan - Histórico

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal Professora Tereza Canhadas Bertan - Educação Infantil e Ensino Fundamental situa-se à Rua dos Assistentes Sociais, nº 60 – Jardim União da Vitória IV, CEP 86044-000, Fone (fax) 43-3342-9535. Possui código junto ao MEC n.º 41379128 e CNPJ: 04758807/0001 – 49, sendo mantida pela Prefeitura Municipal de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Oferta as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil – Pré-escola; Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.

Essa instituição de ensino iniciou suas atividades no ano 2001, como conquista da comunidade do bairro. Ao longo de cerca de oito anos de contatos, reuniões, finalmente a escola foi inaugurada em 11 de agosto de 2001, atendendo 16 turmas de 1ª a 4ª séries, nos períodos da manhã e tarde.

A origem dessas turmas foi o período intermediário da outra escola do bairro.

A comunidade atendida pela escola originou-se do assentamento de famílias a cerca de dezenove anos atrás e desde então vem recebendo famílias de vários bairros da cidade e de municípios vizinhos, sempre em expansão. A renda gira em torno de um a três salários mínimos, com famílias numerosas, e em muitos casos mantida pelo trabalho e sob os cuidados da mãe. A quase totalidade dos alunos recebe o auxílio da bolsa escola federal ou municipal. A escolaridade dos pais corresponde ao ensino fundamental de 1ª a 4ª série e há várias salas de Educação de Jovens e Adultos funcionando no bairro. Existem diversos projetos acontecendo no bairro que visam aumentar a qualidade de vida pelo atendimento à saúde e à infância.

NOSSA PATRONESSE

A escola recebeu esse nome em homenagem à educadora londrinense Professora Tereza Canhadas Bertan, pioneira na educação e pedagogia em nosso município.

Entre as escolas em que já trabalhou estão: Escola Estadual Antônio de Moraes Barros onde esteve de 1970 até 1981; Colégio Estadual Vicente Rijo de 1966 até 1970; Instituto Politécnico de Londrina de 1970 até 1976. Em instituições de ensino superior, como Unoeste, Unifil, Universidade Estadual de Londrina e na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho.