E. M. Profº Odésio Franciscon - Histórico

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A comunidade do Conjunto Habitacional Hilda Mandarino, organizou-se para reivindicar junto à Prefeitura Municipal, a implantação de uma escola Municipal no bairro, pois a que os moradores podiam contar, era distante demais para as crianças frequentarem.

Por meio do Decreto n.º 084, de 12 de fevereiro de 1.996, foi criada a Escola Municipal do Conjunto Hilda Mandarino.

Atendida a reivindicação, instalou-se a Escola Municipal do Conjunto Hilda Mandarino, iniciando seu funcionamento em 22 de maio de 1.996, sobre a tutela da Prefeitura Municipal de Londrina, com seis (6) turmas no período da manhã.

No dia 18 de junho de 1.996, a escola foi oficialmente inaugurada, com o nome de Escola Municipal José Rubens da Costa – Ensino de 1º Grau, pela resolução n.º 6607, de 29 de maio de 1.996.

No ano subsequente foi ampliado o número de vagas na escola, devido a demanda, sendo atendido em dois (2) turnos, matutino e vespertino. Nesse mesmo ano, ou seja, 1.997, a comunidade se mobilizou para a abertura da Educação Infantil, o que aconteceu.

A escola necessitava passar por um processo de mudança de nome do estabelecimento, sendo que a mesma não fora construída com recurso do bairro e sim da Prefeitura Municipal. Houve sugestão por parte de um vereador para que a escola recebesse o nome do professor Odésio Franciscon. A sugestão foi bem aceita pelo estabelecimento e pela esposa do patrono, Sr.ª Rosalina Lopes Franciscon.

A lei n.º 7.988 de 13 de Dezembro de 1.999, denominou, então, a escola Municipal Professor Odésio Franciscon ao estabelecimento de ensino.

NOSSO PATRONO

Biografia de ODÉSIO FRANCISCON

odesio_franciscon

O Professor Odésio Franciscon nasceu em 17 de outubro de 1924, em Nuporanga, São Paulo e faleceu em Londrina, no dia 05 de agosto de 1999.

Casou-se com Dona Rosalina, em Orlândia, São Paulo e iniciou sua vida pública em Londrina como professor do Colégio Londrinense, tendo sido diretor da Escola Técnica de Contabilidade daquela instituição, em 1948.

Foi membro da Fundação de Ensino Superior de Londrina - FESULON. Foi também, um dos fundadores da Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis da Universidade Estadual de Londrina, em 1971, sendo seu primeiro diretor.

Atuou no Cesulon, auxiliou na Fundação do SOS - Conselho Londrinense de Assistência Social, sendo tesoureiro até morrer.

O Professor Odésio foi membro fundador do Rotary Club Londrina Norte e Governador do Rotary, Presidente da Associação dos Professores do Paraná por dois mandatos consecutivos.

Foi docente titular de Economia da UEL, tendo recebido o título de Professor Emérito em outubro de 1988.

O Professor Odésio era católico e durante trinta anos participou do movimento de cursilhos de cristandade da Arquidiocese de Londrina como dirigente coordenador.

Juntamente com sua esposa fundaram há mais 40 anos o Instituto Londrinense de Educação de Surdos – ILES, recebendo ambos a medalha de honra ao mérito de S.S. Papa João Paulo II e o diploma Pro Eclésia ET Pontífice em junho de 1984 na comemoração do jubileu de prato do ILES.

Recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade de Londrina, em 1989.

O ILES, no dia 15 de agosto. completou 40 anos de fundação. É considerada obra pioneira em ensino especial no norte do Paraná. Graças ao Professor Odésio, fundador e presidente do ILES, muitos surdos de Londrina, outras cidades e estados tiveram a educação a que têm direito.