Secretaria Municipal da Cultura

smc2 O prédio foi construído para abrigar a "Casa da Criança", criação do Pref. Hugo Cabral. Foi projetado pelos arquitetos João Batista Villanova Artigas e Carlos Castaldi. Construído em 1953/54, seguiu os critérios de formulações racionalistas, bem próximas das soluções européias da época, inspiradas pelo arquiteto suíço radicado na França, Le Corbusier, que preconizava uma nova ordem arquitetônica baseada notadamente na técnica construtivista, que permite uma intensidade de expressões plásticas aos edifícios, como: estrutura independente das vedações, lanta livre, pilotis, panos de vidro, jogo de rampas, terraços, jardins,  brise soleil.

A Casa da Criança foi inaugurada em 1955. Foi, na realidade, a primeira creche de Londrina, sendo, assim, um marco na questão social do município. O atendimento era prestado inicialmente a crianças na faixa de seis meses a um ano e meio de idade. Com a extinção, o prédio (na década de 60) foi destinado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, abrigando a Biblioteca Pública (que mudou em dezembro de 1984 para o prédio do Fórum estadual - Av. Rio de Janeiro, 413) até 1984 e o então Departamento de Cultura.
Atualmente está sendo ocupado pela Secretaria Municipal da Cultura.

Secretaria Municipal de Cultura
Praça 1º de Maio, 110 - Centro. Fone: (0xx43) 3371-6600