E. M. Nair Auzi Cordeiro - Histórico

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal “Nair Auzi Cordeiro”, Educação Infantil e Ensino Fundamental foi construída pela Construtora “Urbalon”, sendo o engenheiro responsável pela obra o Dr. Márcio Augusto Rossi Brandão; na gestão de Antonio Casemiro Belinati e tendo como secretário de Educação o professor Daniel Hatti.

No dia 08 de março de 1980, foi realizada a 1ª reunião Administrativa, presidida pela professora Vera Lúcia Zequim com a função de Diretora da Escola na qual já foi feita a distribuição de turmas dos 433 alunos já matriculados nesta Escola Municipal em 02 períodos.

No dia 12 de março de 1980, iniciaram-se as aulas, após 02 dias de Reunião Pedagógica na Escola Núcleo “David Dequech”, funcionando a Escola com a denominação de Escola Municipal do Conjunto Habitacional “Milton Gavetti”.

Por meio do decreto 334 de 25 de junho de 1980, a Escola passou a denominar-se Escola Municipal “Nair Auzi Cordeiro” e, teve como Decreto de criação o n.º 3037 de 09 de outubro de 1980, expedido pelo Sr. Secretário de Estado da Educação Iran Martin Sanches.

Em 08 de dezembro de 1980, foi oficialmente inaugurada a Escola Municipal “Nair Auzi Cordeiro”, com a presença do então prefeito do município Antonio Casemiro Belinati, do Secretário de educação Municipal Daniel Hatti, demais autoridades, Corpo Docente, familiares e amigos da Patronesse.

Com a Resolução 2527 de 20 de setembro de 1982, a Escola passou a funcionar com o nome de “Nair Auzi Cordeiro” - Ensino de 1º Grau.

Com a resolução 2303 de 10 de julho de 1998, a Escola passa a denominar-se Escola Municipal “Nair Auzi Cordeiro” - Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Em 08 de março de 1980, a Escola iniciou suas atividades com o seguinte Corpo Docente:

Diretora: Vera Lúcia Zequim

Secretária: Sonia Maria Souza da Silva

Auxiliar: Cecília Marcatti

Professores: Cecília Marcatti, Margarida dos Santos Carreira, Pauleth C Granado, Maria Helena Pontedura, Alda Pereira de Souza, Celina C. Furlan, Léa Teodoro, Dirce de Paula Lima Souza, Neide Aparecida Dezuó, Loide Emidio Sanches, Eleonora S. Fernandes, Roseli de Fátima Contini.

Serventes: Maria de Lourdes Ribeiro, Antonieta Campos Tackestet, Maria Cardozo Furlan, Aparecida Fátima Leite, Laura Romão Ribeiro Ferreira

Estavam matriculados 433 alunos inicialmente e encerrou-se o ano letivo com 452 alunos.

Em 1981, foi fundada oficialmente a primeira Associação de Pais e Mestres, tendo como presidente o Sr. Marcelino dos Santos, conforme Registro de Títulos e Documentos do 2º Ofício sob n.º 1118 do livro /A1.

Atualmente, a A.P.M. tem como presidente a Sra. Daniela Storto Biazi Pereira e como Presidente do Conselho Escolar a Sra Geila Adriana Maia.

No ano de 1987, por meio da Resolução n.º4526/87, foi criada e autorizada a funcionar nos termos da legislação, a Escola Estadual do Conjunto Habitacional “Milton Gavetti”, mantida pelo Governo do Estado do Paraná. Assim passamos a dividir o espaço físico com a Escola Estadual.

Em 1992, pela Resolução 3.819/92, foi implantado na Escola o ensino da Educação Infantil.

Hoje, o prédio não mantém a dualidade administrativa que encerrou no final do ano de 2000, sendo que iniciamos o ano letivo de 2001 com o turno intermediário extinto, passando a funcionar em dois períodos: matutino e vespertino; atendendo às modalidades de Educação Infantil (idade de 5 a 6 anos), por meio da Resolução 3810/92, Ensino Fundamental de 1ª a 4 ª séries. A partir de 2003, passamos a ofertar a Educação de Jovens e Adultos, reconhecida pelo Ato Administrativo n.º 504/02 e Parecer 576/02.

A escola tem o apoio da APM, do Conselho de Classe e do Conselho Escolar, que auxiliam em suas proposições e tomadas de decisões nas áreas administrativa e pedagógica.

A atual diretora é a professora Eleucineia Alicio de Lima que iniciou sua gestão em março 2006 em substituição a Sra Adalgisa, afastada por licença médica. Em novembro de 2007, a Sra Eleucineia foi eleita com grande aceitação da Comunidade Escolar.

Em 20 de outubro de 1996, foi aprovado o Estatuto do Conselho Escolar da Escola. Sendo o Conselho Escolar Órgão máximo de gestão, é composto por representantes de todos os segmentos organizados da Comunidade Escolar, a fim de garantir a eficiência e a qualidade de seu funcionamento, tendo atualmente na presidência, por vacância de cargo, a Sra Geila Adriana Maia.

A Escola Municipal “Nair Auzi Cordeiro“ - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos teve como:

1ª Diretora a Professora Vera Lúcia Zequim (1980 - 1983)

2ª Diretora a Professora Ana Silvia Ribas Saccani (1984)

3ª Diretora a Professora Vera Lúcia da Costa Sabec (1985 - 1995)

4ª Diretora a Professora Adalgisa Guandalini Birelo (1995 - 2006}

De 2006 até a presente conta como diretora a Professora Eleucineia Alicio de Lima.

No ano de 2008, iniciamos o período letivo com 75 alunos de Educação Infantil; 376 alunos de Ensino Fundamental e 19 alunos de Educação de Jovens e Adultos.

NOSSA PATRONESSE

A denominação Nair Auzi Cordeiro é homenagem ao exemplo de existência humana que marca sua trajetória por rastros luminosos muito diversos daqueles que normalmente credenciam às glórias, às estátuas, às harmonias. Seus rastros são heroísmos silenciosos, divinos, sacrifícios. Seus nomes, porque nunca foram escritos nas emulações do cotidiano, gravam-se naquelas páginas invisíveis e inúmeras do Destino, por isso jamais se apagarão.

Nair Auzi Cordeiro nasceu em Miguelópolis, estado de São Paulo, em 03 de fevereiro de 1916. Casou-se com Bento Cordeiro, em 1936 e teve 09 filhos. Faleceu em 17 de dezembro de 1979, deixando-nos seus atributos de grandeza de alma, de moral, de fé, de espírito comunitário, ao lado de seu exemplo de mãe e de esposa.

Nós temos 2008 visitantes