E. M. Maria Shirley Barnabé Lyra - Histórico

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra - Educação Infantil e Ensino Fundamental, está situada à rua Maria Abucarub Antoun, 87, Conjunto Habitacional Alexandre Urbanas. Foi criada pelo Decreto n.º 126 de 10 de março de 1999 e denominada pela Lei n.º 7.770 de 18 de junho de 1999, na administração do prefeito Antonio Casemiro Belinati.

Foi autorizada a funcionar por meio da Resolução n.º 77/2000 em 11/01/2000 e D.O.E. 31/01/2000, retroativa ao início do ano letivo de 1999.

A inauguração da escola aconteceu, tendo início das atividades letivas no dia 07/05/99, sob a direção da professora Ticiane Barbosa Stulzer, a convite do então Secretário de Educação, Professor José Dorival Perez.

Inicialmente, começou com 04 turmas que estavam funcionando no Centro Comunitário do conjunto, como uma extensão da Escola Municipal “Miguel Bespalhok”, sob a direção da professora Maria Inez Burgo.

Após um mês, a escola passou a funcionar com 09 turmas, tendo 12 professoras, 04 auxiliares de serviços gerais, 01 auxiliar de secretaria e 245 alunos, distribuídos nos turnos matutino e vespertino, de Pré a 4ª série.

No ano de 2007, teve início a reforma e ampliação da escola, que passou de um terreno de 3.600 m2 a 4805,5 m2 e a área construída de 883,44 m2 para 1520,16 m2, assim distribuídos: 9 salas de aula, uma biblioteca com maior espaço, um laboratório de informática, duas salas de contraturno, uma cozinha experimental (a ser montada), uma sala de Educação Física, quadra coberta, sala de Supervisão, Sala de EJA, secretaria, área de merenda, cozinha, direção e sala dos professores, que funcionam no prédio novo.

No ano de 2009, contamos com 12 turmas de Educação Infantil a 4ª séries, diretora eleita em 2007 para continuar suas atividades, supervisora educacional, 12 professores regentes, 04 professores auxiliares, 01 professora de apoio, 02 professores de educação física, 02 contraturnistas, 02 agentes de apoio, 01 professor secretário e 379 alunos.

NOSSA PATRONESSE

Biografia de MARIA SHIRLEY BARNABÉ LYRA

A patronesse da Escola é a Srª. Maria Shirley Barnabé Lyra, mãe do estimado médico Dr. Aubner Lyra Júnior, foi pioneira da moda em nossa cidade. A mesma promovia desfiles e com isso ajudava instituições de caridade. Faleceu em 29 de janeiro de 1998, vítima de um infarto. Dona Léia, como era chamada, foi uma pessoa muito atuante, moderna e de muita personalidade.