E. M. Dalva Fahl Boaventura - Histórico

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura, está situada à Rua Serafim França, n.º 104, no bairro Três Marcos, Município de Londrina, Estado do Paraná, sendo a escritura lavrada às folhas 194, no livro n.º 246, nas notas do 1º Ofício local, em 20 de setembro de 1965.

Foi construída em 1968, durante a administração do prefeito Dr. JOSÉ HOSKEN DE NOVAES, em madeira. Nessa época, contava com 02 (duas) salas de aula, 02 (dois) sanitários e uma cantina. Iniciou suas atividades em 1º de março de 1969, quando foram matriculados 342 (trezentos e quarenta e dois) alunos de 1ª a 4ª série, nos períodos diurno e noturno.

Contava, então, com 8 (oito) professores e 1 (uma) zeladora, tendo sido designada para a Direção, a Professora IONE MARIA BILHA DALLE VEDOVE.

A escola foi inaugurada, oficialmente, em 25 de março de 1972 e, sua denominação deu-se por meio da Lei n.º 1952, de 18 de novembro de 1971. Seu nome foi em homenagem a quem muito trabalhou pela educação, a professora DALVA FAHL BOAVENTURA. A escola não possui Ato de Criação.

Com a implantação da Lei n.º 5.692/71, nas Escolas Municipais de Londrina, a Escola Municipal “DALVA FAHL BOAVENTURA”, recebeu a autorização de funcionamento, pela Resolução n.º 2528/82, com efeito retroativo a 1973.

A primeira autorização de funcionamento da Pré-Escola, consta na Resolução n.º 3816/92 e a última, na Resolução n.º 1773/95.

A Escola foi ampliada pela primeira vez, em 1970, durante a administração do prefeito Dr. DALTON FONSECA PARANAGUÁ. A ampliação constou de 03 (três) salas de aula e 4 (quatro) sanitários.

Em 30 de março de 1970, foi fundada, extraoficialmente, a Associação de Pais e Mestres, tendo sido presidente, a Sr.ª ONOFRA MELO FERNANDES.

Em 1974, durante a administração do prefeito Dr. JOSÉ RICHA, foi novamente ampliada, tendo sido construída 1 (uma) sala de professores, 1 (uma) Diretoria, 1 (uma) nova Cantina e 1 (um) Almoxarifado.

Em 1986, na administração do Dr. WILSON MOREIRA, foi construído o muro externo e passou por novas reformas. Em 17 de setembro de 1988, foi inaugurada a Biblioteca Sucursal, extraoficialmente, sendo oficializada pela Lei n.º 4138, em 3 de outubro de 1988.

Com a criação da assessoria de Associações de Pais e Mestres, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em 1980, foi oficializada a Associação de Pais e Mestres – APM da Escola que, hoje, é presidida pela Sr.ª Cleide Cândida de Assis Lopes.

Em 1990, foi implantado o curso de Pré-Escola, no período da tarde.

Em 1993, foi implantado o curso “Alfabetização de Jovens e Adultos”, no período noturno.

Em 1997, foi implantado o curso Supletivo, de 5ª a 8ª série, uma extensão do CES (Centro de Estudos Supletivos), e Ensino Médio em 2003.

A escola funciona, atualmente, em três turnos: matutino, vespertino e noturno.

Em 2008, a escola contava com aproximadamente 200 alunos matriculados, e um corpo docente, administrativo e terceirizado em torno de 30 funcionários ao todo.

Houve a construção a quadra coberta e a escola passou por reforma e pintura.

NOSSA PATRONESSE

Biografia da PROFESSORA DALVA FAHL BOAVENTURA

Nascida no dia 29 de agosto de 1925, na cidade de Itú, Estado de São Paulo, filha de Carlos Oscar Fahl e Martha Stefen Fahl.

Fez o Curso Primário na Escola Rural do Município de Indaiatuba. Cursou 4 anos da Escola Profissional na cidade de Itu e Campinas, Estado de São Paulo. Fez o Curso de Nutricionista na cidade de São Paulo.

Ingressou no Magistério, lecionando Português no Colégio D. Pedro II em Campinas, nos anos de 1945 e 1946.

Casou-se no dia 17 de fevereiro de 1947, com o Reverendo Luiz Boaventura, transferindo-se para Londrina, tendo aqui chegado em março do mesmo ano, quando começou a lecionar Português e Economia Doméstica, no Colégio Londrinense, onde lecionou até o ano de 1958.

Teve filhos: João Carlos, Luiz Roberto, Regina e Lysias, os três londrinenses. Transferiu-se com a família para os Estados Unidos, onde seu esposo foi um dos Pastores da Igreja de Montview, na cidade de Denver, Estado de Colorado, durante 3 anos. Nessa Cidade, fez o Curso de Inglês na “Oportunity School”.  De lá transferiu-se para Lisboa, Portugal, onde seu esposo foi Pastor de uma Igreja e Professor no Seminário Presbiteriano em Carcavelos, durante 2 anos, e ela lecionou "Educação Religiosa na Formação de Adolescentes”.

Após contrair uma grave enfermidade, faleceu em 22 de abril de 1964. Seus restos mortais repousavam em solo Lusitano, transferido em 1974 para o Cemitério da Saudade em Campinas.

Obs: Dados fornecidos em 13 de setembro de 1971, pela mãe da professora, Martha Steffen Fahl.

Nós temos 2053 visitantes