PROJETO DE ENSINO DE INGLÊS 2012 - clique aqui para baixar o arquivo

Apostilas do Livro "O Gato Caixeiro em Londrina". Material produzido pela Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

O Gato Caixeiro - Língua Portuguesa

O Gato Caixeiro - Matemática

O Gato Caixeiro - Geografia

O Gato Caixeiro - Arte

Série sobre a ÁGUA - Revista Nova Escola

Confira um programa completo de sequências didáticas sobre água e meio ambiente para serem trabalhadas nas aulas de Ciências de 1º a 9º ano. As aulas foram produzidas em parceria com o Planeta Sustentável e têm como objetivo discutir com os alunos temas como oferta de água, consumo consciente e geração de energia.

Plano de Aula 1 - A água no cotidiano

Na primeira sequência, os estudantes vão aprender sobre a distribuição da água e seus caminhos pela natureza.

Plano de Aula 2 - A oferta de água

Na segunda sequência, os alunos discutem a disponibilidade de água própria para o consumo humano na superfície terrestre.

Plano de Aula 3 - O uso da água

Na terceira sequência, entram em debate os usos da água, tanto para o abastecimento doméstico como para o uso industrial e agrícola.

Plano de Aula 4 - Consumo Consciente

Na quarta sequência didática, a moçada é convidada a discutir a gestão dos recursos hídricos no Brasil e no mundo.

Plano de Aula 5 - Água e energia

Na última sequência da série, os estudantes debatem o uso da água para a produção de energia e avaliam seus limites e possibilidades.

DENGUE

A dengue é considerada uma doença epidêmica no país há muito tempo e com a chegada do verão a situação se agrava. Que tal trabalhar esse tema com seus alunos?

Seguem, abaixo, alguns exemplos que podem ser trabalhados:

Armadilha para o mosquito da Dengue - Plano de Aula do site Uol

Vídeo explicando como se constrói a armadilha - site do Youtube

ALFABETIZAÇÃO - PORTUGUÊS

Ditado Recortado - de B a Z

Ditado Recortado - Pré-silábico

Ditado Recortado - Silábico-Alfabético

Ditado Recortado - Dificuldades Ortográficas

Autoditado - de B a Z

Autoditado - Dificuldades Ortográficas

BRINCANDO E APRENDENDO COM MALHAS QUADRICULADAS

As malhas podem ser utilizadas desde as séries iniciais, proporcionando aos alunos a oportunidade de familiarizar-se com os desenhos, as formas geométricas, as ampliações e reduções  de figuras (proporcionalidade), a simetria, o conceito de área e volume e o ladrilhamento formado por motivos geométricos.

Desenhos Quadriculados

ALFABETIZAÇÃO - MATEMÁTICA

Apostilas produzidas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, visando a Alfabetização de Matemática.

A Galinha Pintadinha

Choco encontra uma mãe

Material Dourado e Outros Recursos

GEOMETRIA

Sugestões de atividades, para o Ensino Fundamental I, abordando Geometria.

Plano de Aula

SUSTENTABILIDADE

Material elaborado pela Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Londrina. As atividades integram as áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências, Arte, História e Geografia para anos do Ensino Fundamental I e têm como objetivos gerais desenvolver habilidades de resolução de problemas, cálculo, raciocínio lógico, reflexão sobre as palavras, frases e textos, produção de textos, comparações, associação dos conteúdos às situações do cotidiano que busquem, principalmente, levar os alunos a refletirem sobre a problemática do consumo desenfreado de produtos, preservação ambiental e sustentabilidade para a conquista de um ambiente menos poluído e com melhor qualidade de vida.

A Turma do Utilixo - Volume 1

A Turma do Utilixo - Volume 2

MATEMÁTICA

Material elaborado pela Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Londrina, com o objetivo de introduzir os conceitos da Multiplicação e da Divisão.

A Construção Do Conceito Da Multiplicação

A Construção Do Conceito Da Divisão

OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Poemas escritos pelos alunos das quartas séries da Rede Municipal de Ensino, no ano de 2012, que participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa, tendo como tema central O Lugar onde Vivo

Caderno de Poemas

ORTOGRAFANDO

Caderno de atividades pedagógicas de ortografia elaborado pela Assessoria Pedagógica de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Londrina.

Ortografando