topo2017 saude

Zoonoses

São doenças que acometem os animais e são transmitidas aos seres humanos.

Exemplo: raiva, leishmaniose, leptospirose, brucelose, cisticercose, tuberculose, várias parasitoses, psitacose, entre outras doenças.

Animais Peçonhentos e Zoonoses
A Coordenadoria de Saúde Ambiental é responsável pelo planejamento, coordenação e execução de ações de vigilância ambiental visando o controle e a prevenção de doenças, riscos e agravos à saúde pública, causados por animais e vetores no município de Londrina.

O que é?
- Animais peçonhentos são reconhecidos como aqueles que produzem ou modificam algum veneno e possuem algum aparato para injetá-lo na sua presa ou predador. Os animais peçonhentos de interesse em saúde pública podem ser definidos como aqueles que causam acidentes classificados pelos médicos como moderados ou graves. Os principais animais peçonhentos que causam acidentes no Brasil são:

algumas espécies de:

- serpentes;
- escorpiões;
- aranhas;
- lepidópteros (mariposas e suas larvas);
- himenópteros (abelhas, formigas e vespas);
- coleópteros (besouros);
- quilópodes (lacraias);
- peixes e cnidários (águas-vivas e caravelas).

Zoonose:

termo da medicina que designa as doenças e infecções transmitidas ao homem pelos animais, que se dão através de vírus, bactérias, fungos e outros microorganismos diversos. As zoonoses mais comuns são:

Toxoplasmose (transmitida principalmente pelos felinos que são hospedeiros definitivos do protozoário da doença);
Leptospirose (transmitida através do contato com a pele ou pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Leptospira, presente na urina de ratos);
Raiva (doença provocada por vírus e transmitida através da mordida de um animal contaminado, ex. cão, gato e morcego);
Dengue e Febre Amarela (transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti).

• Objetivo
A Coordenadoria de Saúde Ambiental tem por objetivo prevenir, controlar e eliminar fatores de adoecimento e morte, bem como o sofrimento humano causado pelos animais peçonhentos, zoonoses e doenças transmitidas por vetores, preservando a saúde da população humana e animal.

• Atividades Desenvolvidas

O Setor realiza a captura de aracnídeos (escorpiões e aranhas), envio ao LACEN (Laboratório Central do Estado) em Curitiba, através da 17ª Regional de Saúde, entrega de laudo de análise ao responsável pelo local da captura e repasse de instruções de prevenção de acidentes com esses aracnídeos;
Coleta de animais mortos, com suspeita de raiva, envio ao LACEN, para análise laboratorial;
Bloqueios com vacinação e/ou divulgação de áreas positivas com vírus da Raiva (animal positivo);
Atividades de fiscalização em conjunto com outros órgãos municipais, Conselhos Profissionais, etc.