topo2017 recursos humanos

Programa de Preparação à Aposentadoria

logo_prep_aposentadoria

Introdução

img1O homem é um ser complexo que traz consigo uma gama de emoções e participa dos meios socioculturais, sociais, esportivos, entre outros. Além disso, possui um trabalho que permeia toda a sua existência. Ou seja: é um cidadão!
Quando chega a fase da sua aposentadoria, importante fase de transição na vida, vivência possíveis desafios relacionados a mudanças, compreendidas entre o afastamento habitual do seu trabalho e a consequente troca de hábitos cotidianos, podendo afetar sua dinâmica familiar e social.

Compreender e se preparar para essas mudanças é uma forma adequada e positiva de construir uma aposentadoria digna.
A Prefeitura de londrina, por meio de sua Secretaria Municipal de Recursos Humanos, vem oferecer subsídios facilitadores para a transição natural na vida de qualquer trabalhador, oportunizando uma reflexão prévia, quando estes ainda estão em pleno exercício de sua atividade profissional.

Sobre o Programa

img2Implantado em 1993, o Programa de Preparação à Aposentadoria possui o objetivo de minimizar o impacto da aposentadoria e prevenir situações que possam resultar em desajuste e/ou desequilíbrio biopsicossocial na vida do servidor em fase de aposentadoria. O desenvolvimento do Programa dá-se por meio de encontros mensais e anuais, com a participação opcional dos aposentados, pré-aposentados e cônjuges, abordando temas pertinentes a este universo, programa este embasado no respeito ao ser humano e na consciência dos prejuízos que podem advir do rompimento brusco das rotinas de trabalho. Público Alvo: Servidores Municipais aposentados no ano passado e com previsão para aposentadoria no corrente e no próximo ano, bem como seus respectivos cônjuges.

Objetivos do Programa de Preparação à Aposentadoria:

Logo do Programa de Prepação à Aposentadoria

• Esclarecer quanto ao processo natural de envelhecimento;
  • Proporcionar aos servidores informação e reflexão sobre as questões relacionadas com a fase de aposentadoria, no que diz respeito aos aspectos legais, psicossociais e de saúde;
  • Oportunizar aos servidores um espaço de inter-relacionamento;
  • Discutir sobre as formas de utilização do tempo livre com o advento da aposentadoria.

Encontros Mensais - Programação do Ano de 2019

img4

15/03/2019 – Abertura do Programa e Palestra: Vidas Conectadas (08h às 12h)

17/04/2019 – Palestra e oficinas de Auto –conhecimento / Auto cuidado (13h às 17h)

15/05/2019 – Palestra Atualizações Previdenciárias e Oficina de Auto cuidado( 08h às 12h)

19/06/2019 – Palestra Vida Saudável e Sexualidade e Comemoração referente ao Dia do Servidor Aposentado (13h às 17h)

17/07/2019 – Palestra sobre Sustentabilidade/Meio Ambiente e Caminhada pelo Parque Arthur Thomas (08h às 12h)

21/08/2019 – Palestra sobre Saúde emocional e Alimentação (13h às 17h)

18/09/2019 – Palestra sobre Qualidade de Vida na Aposentadoria e Relatos de Aposentados sobre sua vida pós aposentadoria (08h às 12h)

16/10/2019 – Palestra sobre Direitos dos Aposentados e Comemoração referente ao Dia do Servidor (Parceria com SINDSERV) Local: A confirmar (13h às 17h)

20/11/2019 – Palestra e Oficinas de Saúde e Auto cuidado (08h às 12h)

06/12/2019 – Homenagem aos Aposentados em 2019 (10h às 12h)

Os encontros serão realizados no Auditório da Prefeitura – 2º andar.