Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Prefeito destaca importância de conselhos municipais

Share
Prefeito destaca importância de conselhos municipais Barbosa participou da abertura do I Encontro de Capacitação para Conselheiros e Conselheiras Municipais; primeiro dia contou com a presença de 41 pessoas

Prefeito destaca importância de conselhos municipais Barbosa participou da abertura do I Encontro de Capacitação para Conselheiros e Conselheiras Municipais; primeiro dia contou com a presença de 41 pessoas

Começou ontem (28), o  I Encontro de Capacitação para Conselheiros e Conselheiras Municipais, realizado no auditório do Sindicato dos Bancários (avenida Rio de Janeiro, nº 854). O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, esteve presente na abertura do evento e enfatizou a importância dos conselhos municipais para a administração pública. Segundo ele, uma demonstração de valorização dos conselhos está na criação da Casa dos Conselhos, assim como na realização desta capacitação promovida pelo poder público.

Para a coordenadora da Casa dos Conselhos Municipais, Heloísa Botelho, a administração municipal promover um encontro de capacitação para conselheiros demonstra o comprometimento do prefeito Barbosa Neto com a gestão democrática. “O que se propõe é ouvir a sociedade organizada e, assim, incentivar ainda mais a participação popular”, destacou.

O primeiro dia foi marcado pela palestra “Gestão Integrada das Políticas Sociais”, ministrada pelo doutor em filosofia e teoria social, Paulo Fleury Teixeira, professor, pesquisador e consultor em saúde pública. Ele ressaltou que os conselhos  não podem ficar numa condição reativa, de só reclamarem ou lamentarem. “Devem trabalhar de forma propositiva, atuando com informações de forma conjunta, com capacidade de análise de situações no processo de gestão,” explicou.

Teixeira ressaltou ainda que é necessária a intersetorialidade. Ele adiantou que a gestão integrada da atenção social é uma necessidade sistêmica, para maior eficiência das políticas públicas sociais. Para ele, há elementos comuns em diferentes áreas, como a assistência social, saúde e educação, entre outras. Desta forma, os problemas não devem ser considerados de forma isolada, mas sim relacionados. Ele exemplificou que, em famílias com violência doméstica, não se deve focar somente a violência, mas também o baixo rendimento escolar dos filhos e as doenças provenientes deste contexto de violência. Portanto, a atenção para este caso deve ser intersetorial.

Prefeito destaca importância de conselhos municipais Barbosa participou da abertura do I Encontro de Capacitação para Conselheiros e Conselheiras Municipais; primeiro dia contou com a presença de 41 pessoas A palestra chamou a atenção da secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali. Ela, que já foi conselheira municipal, considerou excelente a iniciativa do poder público em promover esta capacitação.” O Estado geralmente é conservador e o conselho auxilia na luta contra este conservadorismo. Aqui, o que se viu foi o governo incentivar o processo democrático. E foi muito importante ouvir o palestrante destacar a integração entre as diversas áreas, como saúde, educação e assistência.”

Para a presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Andreliane Godoy Maistrovicz, é fundamental a integração. “Apesar da criação da Casa dos Conselhos, este momento promoveu a integração entre as diversas áreas. Quando nos reunimos, percebemos que há muitas coisas em comum. E, também, refletimos que os conselhos devem ajudar o executivo a solucionar problemas do cotidiano dos cidadãos”,destacou. Ela ainda sugere que momentos como este deveriam ser repetidos a cada 60 ou 90 dias, para que os conselhos relatem suas experiências, o que mudou em suas ações, como caminharam com os novos conhecimentos.

Participaram ainda do primeiro dia, a secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, o assessor para assuntos de acessibilidade, José Giulangeli Castro, e a secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos. Entre os conselhos que participaram, estava o Conselho Municipal do Idoso, da Mulher, da Saúde, de Promoção da Igualdade Racial, da Criança e do Adolescente, da Educação e da Cultura, entre outros.

O evento prossegue hoje com representantes dos conselhos vinculados à administração municipal, tanto da parte governamental como da comunidade londrinense. A Secretaria Municipal de Gestão Pública e o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) firmaram uma parceria e promovem um ciclo de cinco minipalestras hoje, das 8h às 12h e das 13h30
às 17h30. A Secretaria de Assistência Social, também, atua em conjunto, fazendo um mapeamento das políticas públicas municipais.

Fotos: Sônia Lenira

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3877 visitantes